Cidades

Greve dos Metroviários: estações fechadas nesta terça-feira

Em assembleia na noite de ontem, categoria decidiu manter a paralisação por falta de acordo com o governo. Metrô deve encaminhar réplica até quinta-feira

Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 14/11/2017 11:00
Metrô decide em assembleia parar mais um dia no Distrito Federal. Greve é por tempo indeterminado
As estações do Metrô fecharam as portas às 10h desta terça-feira (14/11). Na noite de ontem, o Sindicato dos Metroviários (SindMetro), em assembleia, votou por continuar com a greve por tempo indeterminado. A categoria alega que o governo ainda não apresentou propostas para possíveis negociações. Com isso, os trens vão rodar somente em horários de pico: das 6h às 10h e das 16h30 até as 20h30, com 18 trens.


[SAIBAMAIS]Na estação da Rodoviária do Plano Piloto, os usuários, agora, se deparam com um aviso dos horários de funcionamento durante a paralisação. Isso deixou a dona de casa Conceição Fonseca, 56 anos, mais aliviada. Nos primeiros dias da greve, ela não sabia se o metropolitano iria parar parcialmente ou 100%. ;Pelo menos se preocuparam em informar a população. Só havia um cartaz dizendo que estavam em greve. Tinha dia que eu chegava aqui estava fechado. No outro, aberto. Nós, passageiros, somos os mais afetados;, explicou a moradora de Samambaia.
Dentro da estação na Rodoviária, os passageiros têm acesso a bancos 24 horas. Porém, logo no fechamento das portas, o aposentado por invalidez Miguel Alberto de Souza, 58 anos, tentou convencer por 10 minutos um dos seguranças a utilizar o caixa, mas foi em vão. ;Só queria pegar dinheiro para pagar uma conta ali na lotérica. Eu não sei o que isso tem a ver com a greve do metrô. Mas entendo que é o trabalho deles (segurança). Vou perder tempo indo no Conjunto (Nacional) para conseguir quitar a dívida;, explicou Miguel, que vinha de Valparaíso para uma consulta médica.
Miguel Alberto de Souza tenta sacar dinheiro no caixa eletrônico da estação Central, mas não consegue

Decisão judicial


Após abrirem as portas no último domingo (12/11) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), decisão judicial expedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10; Região (TRT-10), os metroviários retomaram a greve na manhã da última segunda-feira. Porém, o Metrô alega que a determinação não está sendo cumprida pelo sindicato. No documento, o TRT-10 solicita que a estatal funcione com 90% da frota, cerca de 22 trens, em horário de pico e 60%, ou seja, 15 veículos, em tempo normal.

Em nota, o Sindimetro-DF informou que, além de aguardarem uma resposta ou marcação de reunião por parte do GDF para o pagamento do reajuste de 8,41%, atrasado desde 2015, lamenta a falta de proposta para nomeação dos mais de 600 aprovados no concurso de 2014.

Já o Metrô precisa entregar, na próxima quinta-feira (16/11), a réplica ao TRT sobre a situação da estatal. Apenas com a documentação em mãos, a Justiça vai avaliar e emitir uma decisão sobre a greve.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação