Cidades

Pancadas de chuva derrubam muros e alagam ruas em diversas regiões do DF

Temporal causou alagamentos, quedas de árvore e muro, falta de energia e acidentes de trânsito em diversas regiões, como Vicente Pires, Itapoã, Taguatinga, Samambaia e Plano Piloto

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 17/11/2017 20:35
[FOTO1057889]
Com ventos de até 60km/h, bastante raios e pancadas de chuva, o temporal desta sexta-feira (17/11) causou alagamentos, quedas de árvore e muro, falta de energia e acidentes de trânsito em diversas regiões, como Vicente Pires, Itapoã, Taguatinga, Samambaia e Plano Piloto. A Defesa Civil emitiu alertas de chuvas fortes durante toda a madrugada até a manhã sábado (18/11).
[SAIBAMAIS] Dois acidentes de trânsito foram causados pelas chuvas à tarde. Dois carros sofreram uma colisão frontal na DF-475, no Gama, deixando 3 feridos. Já na EPTG, sentido Taguatinga, outros dois veículos colidiram e os condutores foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros. A corporação também atuou no corte de uma árvore que caiu na Quadra 225 de Samambaia. Não houve vítimas.
[VIDEO1]
O Hospital Regional de Taguatinga também foi atingido pelo temporal. A água invadiu o corredor do pronto-socorro, ambulatório de Oncologia, laboratório e o Banco de Sangue. Maria Clara Monteiro, 24, estava acompanhando a mãe em uma sessão de quimioterapia quando tudo aconteceu. "Os enfermeiros e acompanhantes começaram a tirar a água e jogar no ralo do único banheiro da área. Os pacientes ficaram sem saber o que fazer, não podiam levantar nem para ir ao banheiro. Foi um transtorno", relatou.
[VIDEO2]
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou, em nota, que "o grande volume de água que adentrou na tubulação de águas pluviais fez com que a rede não suportasse a vazão o que causou transbordamento". As equipes fizeram a limpeza e manutenção no hospital e os atendimentos não chegaram a ser interrompidos.
Já em Vicente Pires, a força da água levou a calçada da entrada de um condomínio da Rua 4 e também derrubou um muro na Rua da Misericórdia, na Colônia Agrícola Samambaia. Dois carros ficaram ilhados e submersos no cruzamento da Rua 5 com a 6.
Na Asa Norte houve queda de energia. Morador da 715 Norte, Daniel Alencar, disse ter ficado mais de duas horas sem luz. "Toda vez que cai uma chuva mais forte falta energia. Só esse mês foram três vezes", reclamou. Na região, também houve complicações na tesoutinha da 102 Norte, que ficou inundada.

Fim de semana

O Intituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê pancadas de chuvas e trovoadas de forma generalizada no DF. A temperatura deve ficar entre 17 e 29;C, enquanto a umidade varia de 90% a 35%.
A orientação da Defesa Civil é de que, se o nível da água estiver subindo, a pessoa deve procurar um local seguro e alto para abrigo. No caso de estar ao ar livre, é necessário ficar longe de árvores, já que elas atraem raios e podem cair em decorrência dos ventos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação