Cidades

Participação feminina no empreendedorismo é tema de evento inédito no país

Promovido pela primeira vez no Brasil, evento em homenagem ao Dia do Empreendedorismo Feminino reuniu histórias inspiradoras para incentivar a presença de mulheres no ramo

Camila de Magalhães - Especial para o Correio
postado em 17/11/2017 20:48
De acordo com a embaixadora da WEDO Brazil, Cristina Castro-Lucas, apesar de as mulheres movimentarem 75% da economia mundial, apenas 6% da liderança está sob o comando delas

Trajetórias difíceis, marcadas pela determinação e superação. Assim foram as histórias de mulheres de Brasília contadas nesta sexta-feira (17/11) no auditório do Iesb, na Asa Sul. Dezenas de figuras inspiradoras, entre empresárias, professoras e representantes do poder público participaram do evento em homenagem ao Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado pela primeira vez no Brasil e promovido pela Women;s Entrepreneurship Day Organization Brazil (WEDO Brazil). A data foi comemorada simultaneamente em 144 países.


Entre as homenageadas, estavam mulheres que fazem a diferença nas áreas de ação social, atuação pioneira, incentivo e investimento educacional, tecnologia de informação e comunicação, incentivo e produção de artesanato, alcance nacional, jornalismo e distribuição de informação, incentivo e conscientização de jovens, destaque jurídico, inovação de mercado.

Receberam o prêmio a primeira dama de Brasília, Márcia Rollemberg, a fundadora do Iesb, Eda Machado, a professora Gina Vieira Ponte, a jornalista Mara Régia, a design de joias Carla Amorim, além de Priscila Gama, Camila Farani, Ana Frazão e Katia Ferreira. Também foi reconhecido o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, por seu papel em defender a causa feminina. Estiveram no evento o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e a secretária de Esporte, Turismo e Lazer do DF, Leila Barros.

"Reunimos aqui apoiadores de uma mesma causa, de olho em um caminho que é o empoderamento feminino, visto que hoje as mulheres movimentam 75% da economia mundial, porém apenas 6% da liderança está sob o comando delas. Temos uma lacuna muito grande", observa Cristina Castro-Lucas, embaixadora da Wedo Brazil.

"Apesar disso, não podemos pautar nossa vida olhando o quão difícil é ser mulher. Por isso, reunimos tantas mulheres especiais aqui, para mostrar o poder de cada uma dessas fortalezas." A ideia do encontro, segundo Cristina, foi promover uma reflexão sobre esse cenário, inspirar pessoas e empoderar mulheres.

Para a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand (FAC), Mariana Borges, é gratificante ver o movimento que as mulheres fazem, ocupando cada vez mais espaços na sociedade. "As mulheres compõem grupos de maior escolaridade em relação aos homens, aumenta o número de mulheres empregadas.

Elas tomam decisão de seguir carreira, com atitudes diferentes para o futuro. Isso tudo vem sendo bem desenvolvido no empreendedorismo. Desenvolvem seu potencial realizando seus grandes sonhos, fazendo isso de forma inteligente", observa Mariana, uma das idealizadoras da EI! Comunidade de Empreendedorismo e Inovação da FAC.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação