Cidades

Metrô vai abrir apenas 18 estações durante greve; veja quais vão funcionar

Terminais da 102 Sul, Asa Sul, Concessionárias, Guariroba, Ceilândia Norte e Samambaia Sul permanecerão fechados

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 24/11/2017 22:03
Das 24 estações, apenas 18 funcionarão para embarque e desembarque em horário de pico
Nova adaptação para os usuários do Metrô: das 24 estações, apenas 18 funcionarão para embarque e desembarque em horário de pico. Nos demais períodos, seis delas só ficam abertas para desembarque. Já no domingo, serão nove terminais em serviço, das 7h às 19h. A medida vale até o fim da greve dos metroviários.

De acordo com a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), as estações 102 Sul, Asa Sul, Concessionárias, Guariroba, Ceilândia Norte e Samambaia Sul permanecerão fechadas. Com isso, só quem tiver o Bilhete Único poderá ir de ônibus até o terminal mais próximo sem pagar duas vezes.
Segundo a companhia, a estratégia vai permitir a continuidade dos treinamentos dos novos empregados, convocados recentemente. A empresa garante que a medida cumpre a liminar do Tribunal Regional do Trabalho da 10; Região (TER-10). A decisão estabelece quantitativo mínimo de 75% em horário de pico, o que significa a circulação de 18 trens das 6h às 8h45 e das 16h45 às 19h30. Fora desse período, a exigência é de 30% da frota, ou seja, 5 trens de 8h45 às 16h45 e 3 trens de 19h30 até o fechamento das atividades.
Durante a greve, o Metrô decidiu fazer esquema diferenciado de funcionamento das estações
[SAIBAMAIS]Porém, o Sindicato dos Metroviários (Sindmetrô) divulgou nota de repúdio ao estabelecido pela direção do transporte. "Isto configura grave descumprimento da decisão do Tribunal, pois impede aos usuários de vários pontos do Distrito Federal a utilização do sistema, configurando, neste caso, 0% do serviço." A categoria diz que está cumprindo a liminar e que o quadro de funcionários escalados é suficiente para fazer funcionar todas as estações.
O embate entre as partes continua, sem previsão de acordo. A categoria reivindica a convocação dos aprovados no último concurso e a data-base, segundo acordo firmado em 2015 e que não foi cumprido pelo GDF.

Trânsito

Enquanto durar a greve, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) vão liberar as faixas exclusivas. Com isso, o motorista pode circular em todas as pistas da EPTG, EPNB, Setor Policial e W3 Sul/Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação