Cidades

Homem com suspeita de febre amarela segue em estado gravíssimo

Segundo o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, não há motivo para pânico, pois Brasília tem a melhor cobertura vacinal do país

Isa Stacciarini
postado em 25/11/2017 10:32
Quem não se vacinou pode procurar um dos postos da rede pública de saúde
O paciente com suspeita de febre amarela continua internado em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Lúcia, na Asa Sul. Conforme o Correio noticiou na sexta-feira (24/11), o homem de 43 anos está com provável morte cerebral encefálica, que ainda precisa ser confirmada por três testes protocolares. O quadro de saúde se mantém o mesmo até o início da manhã deste sábado (25/11).

Equipes médicas já fizeram dois exames epidemiológicos. O teste mais específico, que poderia confirmar o diagnóstico de febre amarela, foi inconclusivo. Por essa razão, o exame será refeito. O primeiro, que procurou a presença do vírus no sangue, também apresentou resultado divergente.
O paciente circulou, nos últimos dias, em condomínios e na área rural do Jardim Botânico. Ele deu entrada na emergência em 18 de novembro com dor nas costas, mas foi liberado após medicação. No dia seguinte, porém, voltou ao hospital. Confuso e com fala incoerente, recebeu oxigênio e acabou sendo internado. Ele não teria viajado recentemente para nenhuma região considerada de risco da doença, ou seja, a infecção teria acontecido no Distrito Federal.

Cobertura vacinal

De acordo com o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, não há motivo para pânico, uma vez que Brasília, segundo ele, tem a melhor cobertura vacinal do país. ;O procedimento de saúde pública é fazer o controle ambiental, verificar a vacinação do local por onde o paciente passou, e todos esses procedimentos foram tomados;, garantiu o chefe da pasta.

[SAIBAMAIS]Ele reforçou que quem já se imunizou contra a doença não precisa repetir a dose da vacina. Confira abaixo a orientação do Ministério da Saúde. As pessoas que ainda não se preveniram podem procurar um dos postos de saúde da rede pública. Segundo o secretário, as unidades foram reabastecidas com as doses. ;Não há motivo para pânico e os brasilienses podem ficar tranquilos, porque temos cobertura vacinal em todo território, inclusive no Entorno do Distrito Federal;, explicou.
Até este ano, foram confirmados dois casos de febre amarela, segundo a Subsecretaria de Vigilância à Saúde, vinculada à Secretaria de Saúde do DF. O primeiro casoocorreu em janeiro, com um morador de São Sebastião que se deslocou para Januária (MG), local de provável infecção. O segundo foi um morador de Itapoã, que morreu em 11 de fevereiro.

Orientações para a vacinação

O Ministério da Saúde adotou a dose única da vacina contra a febre amarela para as áreas com recomendação de vacinação este ano. Com a medida, crianças e adultos, que já tomaram uma dose não precisam se vacinar mais contra a febre amarela ao longo da vida, segundo a pasta. A medida já era adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2014.

Precisam se imunizar crianças a partir de nove meses e adultos até 59 anos, com apenas uma dose da vacina. Para quem ainda não foi vacinado, a orientação é receber a dose única. A vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de 95% a 99%, além de ser reconhecidamente eficaz e segura, de acordo com o ministério. Entretanto, assim como qualquer vacina ou medicamento, pode causar eventos adversos, como febre, dor local, dor de cabeça, dor no corpo. Para algumas pessoas, a vacina é contraindicada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação