Cidades

Novo aparelho de radioterapia do HUB vai dobrar atendimentos diários no DF

O aparelho, chamado acelerador linear, promete atender, em média, 65 pessoas em tratamento de câncer por dia no hospital

Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 27/11/2017 20:30
Hospital Universitário recebeu aparelho para tratamento de câncer que vai atingir diretamente o tumor
Pacientes que aguardam na fila de espera para tratamento de câncer serão atendidos no Hospital Universitário de Brasília (HUB). Agora, a unidade de saúde conta com um acelerador linear, aparelho usada para radioterapia. O equipamento passou a funcionar após liberação do Ministério da Saúde durante evento na tarde desta segunda-feira (27/11).


[SAIBAMAIS]A promessa do GDF é de atender, inicialmente, 65 pessoas por dia no hospital. O HUB atuava com dois aparelhos semelhantes, mas o equipamento entregue tem tecnologia mais avançada. Além dos três aparelhos no hospital, há, ainda, mais dois locados no Hospital de Base do Distrito Federal. Apesar da inauguração ter acontecido hoje, o acelerador linear foi entregue em julho para o HUB pelo governo e estava em fase de testes.

A técnica em enfermagem Emília Marreiro, 45 anos, será uma das beneficiadas com a medida. Ela é portadora de câncer no útero e luta contra dores fortes no abdômen há um ano e dois meses. Somente na fila de espera, ela estava há oito meses. ;Isso é muito angustiante. Esse aparelho veio em boa hora. Não aguento mais essas dores. Felizmente, tenho consulta marcada amanhã no HUB. Eles me chamaram ontem;, contou Emília, que passou por diversos hospitais à procura de vaga.

Na ocasião, Marco Antônio Fireman, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde destacou que o câncer é a doença que mais exige gastos no mundo e que o órgão ainda investe em novas tecnologias. ;Os investimentos chegam a R$ 3,5 bilhões para que as pessoas sejam tratadas;, informou o secretário.

O Ministério da Saúde garante que os pacientes poderão ser atendidos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, anunciou que o governo ainda pretende inaugurar mais aparelhos pelo país. ;Queremos atingir a meta de 100 aceleradores em funcionamento pelos hospitais do Brasil até o fim de 2019;, ressaltou Ricardo Barros, ministro da Saúde.

Ao todo, 380 pessoas ainda aguardam por uma vaga. Apesar de número elevado, o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, disse que, com o aparelho, deve dobrar o número de atendimentos diários, o que diminui o tempo de espera dos pacientes. ;O diferencial desse equipamento é que a radiação vai atingir diretamente o tumor. Ele já vem com isso programado, fazendo com que o tratamento torne-se mais rápido. Temos 40 vagas atualmente, mas a meta é chegar às 65. O acelerador possui capacidade para atender 110 pacientes por dia;, explicou Humberto.

O governador Rodrigo Rollemberg destacou que trabalha para reduzir a fila de espera e que conseguiu zerar o tempo de espera por uma mamografia. ;Houve um avanço no planejamento. O acelerador vai cumprir um papel muito importante para Brasília;, disse Rollemberg.

Plano de expansão


O equipamento integra o Plano de Expansão dos Serviços de Radioterapia, do Ministério da Saúde. O aparelho será o quinto inaugurado. Os estados Paraíba, Bahia, Alagoas e Paraná receberam o benefício.

O plano objetiva ampliar e habilitar os hospitais que tenham profissionais de oncologia - ramo da medicina que trata tumores e câncer. Além da instalação do aparelho, o plano prevê a capacitação de profissionais para manutenção dos equipamentos, bem como execução de exames.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação