Cidades

Sindicalistas protestam contra atraso no pagamento de pecúnia a professores

Manifestação ocorreu durante evento de inauguração de aparelho para radioterapia no HUB

Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 27/11/2017 21:30
Manifestantes pedem o cumprimento de acordo firmado em 13 de abril e que não foi cumprido
O Sindicato dos Professores do Distrito Federal realizou, na tarde desta quinta-feira (27/11), uma manifestação no Hospital Universitário de Brasília (HUB). Na ocasião, o governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), participava da solenidade para a inauguração de um aparelho de radiografia para o tratamento de pacientes diagnosticados com câncer, um acelerador linear.


[SAIBAMAIS]Em meio a cartazes, gritos e protestos, eles exigiam o pagamento da pecúnia da licença-prêmio de 2015 e 2016. A professora aposentada Márcia Lima, 60 anos, diz que trabalhou um ano e meio sem receber o benefício. Ela reclamava que esse é o primeiro governo que não cumpre com os prazos. ;Entendo que estamos em crise econômica, mas há lei e ela precisa ser cumprida. Estamos no fim do mês de novembro e até agora, nada;, explicou Márcia.
Durante o evento, o governador Rodrigo Rollemberg garantiu que os pagamentos estão sendo feitos e que, até o fim do ano, vai quitar as contas de 2016. Segundo ele, ainda não há recurso suficiente para pagar tudo de uma vez.
Em junho, o Sindicato havia feito um protesto cobrando o pagamento de pecúnia na frente do Palácio do Buriti. À época, o governo comunicou, em nota, que estava empenhado em cumprir com o acordo, mas que dependia de medidas financeiras para apresentar um novo cronograma de pagamento.

Descumprimento


Um acordo para quitar a dívida havia sido firmado entre o sindicato e o governo em 13 de abril e previa que os servidores recebessem o pagamento entre 18 e 21 de julho. Porém, não foi cumprido.

A licença-prêmio tem caráter indenizatório e concede ao servidor efetivo três meses de repouso a cada cinco anos de trabalho. Caso o funcionário da Secretaria de Educação abra mão dos descansos pode, no momento em que se aposentar, transformá-los em dinheiro, segundo o artigo 142 da Lei Complementar n; 840, de 2011. A conversão é a chamada pecúnia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação