Cidades

Previsão do tempo: dia será chuvoso em todo o Distrito Federal

Inmet prevê dia fechado e nublado com pancadas de chuva. Temperaturas deverão ficar em 26°C nesta quinta-feira. Reservatórios apresentam melhora nos níveis

Ricardo Faria - Especial para o Correio
postado em 30/11/2017 11:23
Quinta-feira será chuvosa no Distrito Federal. Inmet prevê pancadas de chuva e tempo nublado. Níveis dos reservatórios apresentam melhoras
O feriado distrital desta quinta-feira (30/11) deverá ser chuvoso e com pancadas de chuva ao longo de todo o do dia, indica previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura ficará entre os 18; e 26;. A umidade do ar varia de 60% a 100%. Por conta do aumento da chuva, os níveis dos reservatórios que abastecem o Distrito Federal apresentam melhora. Alguns cuidados devem ser tomados com o aumento das precipitações.

Segundo o meteorologista Hamilton Carvalho, as chuvas intensas que caíram durante a madrugada de hoje devem permanecer ao longo do dia. "Uma faixa de umidade da Amazônia chegou em alguns estados e no Distrito Federal e deverá permanecer hoje e sexta-feira", explicou.

Níveis dos reservatórios aumentam

Por conta do aumento das chuvas, os níveis dos reservatórios que abastecem o Distrito Federal apresentaram melhoras. Após a última medição da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), realizada às 13h30 da quinta-feira (29/11) o Descoberto, responsável por abastecer 60% da capital do país, apresentou um índice de 8,2%. Já o de Santa Maria, chegou a 22%.
No entanto, o alerta para a crise hídrica permanece, especialmente por causa da estiagem do ano que vem. O governador Rodrigo Rollemberg decretou, na segunda-feira (27/11), mais 180 dias de emergência no DF por causa do baixo volume de água nos reservatórios. Confira aqui as regiões sem água neste feriado (30/11).


Cuidados com as chuvas

Alguns cuidados precisam ser tomados por conta do aumento das chuvas. Em áreas onde há risco de alagamento, a Defesa Civil recomenda abrigar-se em lugares altos, sempre longe de árvores e, se possível, em locais fechados.

Em caso de tempestades com raios, a orientação é não permanecer com objetos metálicos nas mãos e evitar piscinas, rios, lagos e demais áreas com água, além de terrenos descampados. Em casa, recomenda-se evitar telefones fixos com fios, distanciar-se de tomadas e não tocar em equipamentos ligados à rede elétrica.

No trânsito, o cuidado deve ser redobrado. Confira algumas dicas da Secretaria de Segurança Pública para dirigir com segurança durante as chuvas:
- Verifique sempre pneus e limpadores de para-brisa;
- Acenda as lanternas e os faróis baixos para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores, mesmo durante o dia;
- Mantenha distância segura do carro da frente. Evite frear de maneira brusca para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência;
- Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade;
- Se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água. Até a metade da roda, você tem condições de dirigir. Acima disso, o veículo fica exposto a panes mecânicas. Tenha calma e aguarde o nível da água baixar.
- Em caso de emergências, ligue 193
- Defesa Civil, ligue 199

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação