Cidades

Previsão do tempo: fim de semana nublado e chuvoso em todo o DF

O sol não deve aparecer neste fim de semana no Distrito Federal. Segundo previsão do tempo do Inmet, chuvas esparsas e céu nublado vão marcar este início de dezembro

postado em 02/12/2017 09:09
Após um novembro com chuvas acima da média, dezembro deve manter tendência chuvosa, apontam meteorologistas
Fim de semana chuvoso é bom para assistir a um filme ou a uma série, inventar receitas na cozinha ou fazer outros programas caseiros. Este primeiro sábado do mês (2/12) amanheceu debaixo de chuva fina e muitas nuvens. E, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo se mantém assim até a segunda-feira (4/12), nublado e com temperaturas entre 18;C e 26;C.


[SAIBAMAIS]"O sol vai aparecer muito pouco neste fim de semana, se é que vai aparecer", prevê o meteorologista Luiz Cavalcanti, do Inmet. Ele explica que, diferentemente de dias em que sol e pancadas se alternam, este fim de semana será marcado por chuvas esparsas.

A diferença desse fenômeno para as pancadas isoladas vem da quantidade de água que cai do céu em um determinado tempo. Diferentemente de quando chove apenas em uma área menor com um grande volume e em uma duração reduzida, as chuvas esparsas podem começar e parar várias vezes ao dia, às vezes em forma de garoa, às vezes um pouco mais forte.

Ou seja, não espere para cair na piscina ou fazer um churrasco ao ar livre no fim de semana. E, se sair com o carro, redobre os cuidados na pista: como o tempo chuvoso não acaba tão cedo, as vias do Distrito Federal estão molhadas. Reduza a velocidade, deixe os faróis ligados e mantenha uma distância segura dos veículos da frente.

Com as chuvas, nível do Descoberto sobe mais uma vez


Pelo segundo dia consecutivo, o volume de água da barragem do Descoberto aumentou acima de um ponto percentual. De quinta para sexta-feira (30/11 e 1;/12), o índice saltou de 8,2% para 9,3%. Isso representa um aumento de 3,6 pontos percentual em uma semana no reservatório que atende quase dois terços de todo o Distrito Federal.

O nível do sistema Santa Maria, no entanto, registrou queda em 0,1 ponto entre quinta e sexta-feira. Na última medição da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF, o volume útil do reservatório estava em 22,5%, pouco acima do valor de referência do mês (22%).

Clique aqui e confira as regiões do DF sem água neste sábado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação