Jornal Correio Braziliense

Previsão do tempo: DF amanhece sob nuvens de chuva e nevoeiro leve

Apesar da manhã sob chuva, Inmet não descarta que o sol apareça por volta do meio-dia. Porém, as nuvens carregadas voltam ao DF no fim da tarde, indica previsão do tempo

Lucas Vidigal - Especial para o Correio
Pistas estiveram molhadas nas principais vias do DF: reforço na atenção ao volante - Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
Nuvens carregadas e um leve nevoeiro sobre o Distrito Federal nesta manhã de quinta-feira (7/12) indicam mais um dia chuvoso. Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia terá pancadas de chuva e trovoadas, principalmente nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde.

Leia as últimas notícias do Distrito Federal

O Inmet não descarta, porém, que o sol apareça por volta das 12h em algumas regiões. Mas o leve calor, previsto para atingir 26°C, e a umidade de até 95% vão fazer a chuva retornar ao anoitecer. Não há, ainda, previsão de dias ensolarados, o que confirma a tendência típica para dezembro.

A explicação dos meteorologistas para a quantidade de chuvas neste mês é a Zona de Convergência Atlântico Su. O fenômeno leva massas de ar carregadas de umidade da região Norte até o Centro-Oeste.

Chuvas aliviam, mas reservatórios continuam em baixa


Com a quantidade de chuvas igual ou mesmo acima da média para a estação, o nível dos reservatórios que abastecem o DF segue em tendência de alta. A barragem do Descoberto registrou volume útil de 10,1%, enquanto a represa Santa Maria está com 22,8% da capacidade.

A crise hídrica, porém, continua. Ambos os reservatórios ainda estão aquém dos valores de referência para o mês: 17% no Descoberto e 24% no Santa Maria. Para evitar agravamento da crise em 2018, o GDF tenta obter recursos no exterior para obras de captação nos riachos do Distrito Federal.

Confira as regiões atingidas pelo racionamento nesta quinta-feira