Cidades

Previsão do tempo: em dia nublado, temperatura no DF não passa dos 23°C

Tempo deve se manter fechado e com baixas temperaturas, mesmo à tarde, até sexta-feira. Chuvas ainda não corresponderam às expectativas do Inmet

postado em 11/12/2017 08:00
Sol quase não apareceu no DF na manhã desta segunda-feira. Tempo permanece fechado ao menos até sexta-feira, indica previsão do Inmet
A apenas 10 dias do verão, a temperatura no Distrito Federal vai se manter em patamares típicos do nosso inverno nesta semana. A máxima não passa dos 23;C nesta segunda-feira (11/12), indica previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O tempo permanece nublado e chuvoso ao menos até a sexta-feira (15/12).


O meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Inmet, explica que a alta nebulosidade leva a temperatura a despencar em relação à última semana, quando termômetros marcaram até 29;C. "O sol não deve aparecer nos próximos dias, então o calor diminui", conclui.

Não houve um único dia ensolarado desde o início de dezembro. Porém, o Inmet registrou, até a tarde de domingo (10/12), quantidade abaixo da média de chuvas para esta época. Passado quase um terço desde o início do mês, choveu 38,6 milímetros, cerca de 16% dos 243 mm esperados para os últimos 31 dias do ano.

Alivia, porém, o fato de o Inmet não ter previsão de dias sem chuvas até o último dia de 2017. "Ainda estamos dentro da normalidade, que é a tendência de tempo chuvoso em dezembro", pondera Melo.

[SAIBAMAIS]Por isso, o brasiliense mantém a esperança de que as chuvas encham os reservatórios que abastecem o DF. Na tarde de domingo, o nível na barragem do Descoberto atingiu 10,6% da capacidade, exatamente o dobro da mínima histórica, registrada em 7 de novembro. Ainda assim, o índice está a quase sete pontos percentuais da meta da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) para o mês.

Na represa Santa Maria, o volume se manteve estável em 23,4%, perto dos 24% esperados para dezembro. Como a barragem localizada no Parque Nacional de Brasília está em situação menos crítica, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) transfere água do Sistema Santa Maria/Torto para regiões antes abastecidas pelo Descoberto.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação