Cidades

Projetos oferecem aulas gratuitas de judô a jovens de baixa renda

Projetos ocorrem no Riacho Fundo e em Sobradinho; para participar, a única exigência é ser bom aluno na escola

Patrícia Nadir - Especial para o Correio
postado em 12/12/2017 06:00

Atividade física faz bem para a saúde em qualquer idade, mas a prática de esportes pode esbarrar na falta de oportunidades, principalmente para crianças e jovens de comunidades carentes. Essa realidade é combatida por iniciativas, cada vez mais frequentes, que buscam democratizar a inclusão social.

O Instituto Judô Gonzaga, localizado no Riacho Fundo 2, por exemplo, oferece aulas gratuitas para crianças, jovens e adultos. Desde 2002, no local é ensinada a arte marcial a pessoas de baixa renda, seguindo a expressão máxima do judô, Jita Kyoei. E para atletas em idade escolar a única exigência para participar dos treinos é apresentar o boletim. É preciso ter bom desempenho acadêmico para permanecer no projeto.

Leia as últimas notícias de Brasília

Incentivada pela filha Samira Segundo Lima, 14 anos, Simone Cordeiro, 34 anos, decidiu se aventurar também na prática esportiva. Agora, grávida de seis meses, ela precisou dar uma pausa nos exercícios. ;Além da Samira, minha caçula também participa. E, recentemente, meu marido começou. Agora, então, a família toda está envolvida;, comenta Simone, com um sorriso no rosto. Ela conta que admira a ação pela oportunidade que a quem, muitas vezes, não tem chance. ;Fazemos questão de vir e procuramos não faltar. O projeto é maravilhoso e nos trouxe uma mudança de vida muito boa;, garante a mãe da garota.

O responsável pela ação, Luiz Gonzaga Filho, 70, conta que a ideia nasceu a partir da vontade que tinha de ensinar defesa pessoal aos seus filhos. Pouco tempo depois, o servidor público aposentado decidiu abrir as portas da chácara, onde ensinava as crianças, para a comunidade. Hoje, além dos moradores da região administrativa, o Judô Gonzaga atrai interessados de localidades como Gama, Taguatinga, Areal e Samambaia. ;Minha maior recompensa é ver aqueles que eu ensinei um dia repassando o que sabem a outros jovens e me ajudando aqui;, confessa reconhecido.

Judoca há um ano, a estudante Railar Santos de Morais, 10 anos, conseguiu que o pai a acompanhasse aos treinos. O vigilante Antônio Carlos de Morais, 40, decidiu embarcar na ideia e ir com a pequena. ;Ela gosta tanto de participar que vou começar as aulas na próxima semana. Quem sabe eu não perco a barriguinha?;, brinca o morador do Riacho Fundo 2.

A academia não possui limite de idade. Há alunos de quatro anos e até turmas com pessoas mais velhas. O sensei Luiz Gonzaga afirma que muitos dos alunos são filhos de mães solteiras. ;Aqui não há discriminação. Recebemos gente de todas as classes, raças, credos. Minha maior preocupação é criar um senso coletivo. É como se fôssemos uma grande família.;

Há sete anos, Robson da Costa Rosa, 30, que teve poliomielite ; conhecida como paralisia infantil ;, é judoca na instituição. O pai, Humberto da Silva, 53, faz questão de acompanhar o filho nas aulas. São três a cada semana. ;Quando ele começou a praticar, mal conseguia andar. Mas a evolução do Robson está sendo enorme. E todo mundo que participa o trata como igual. É maravilhoso;, diz o morador de Samambaia, enquanto passa a mão no rosto emocionado.

As aulas contam com mais de 100 participantes. Além das aulas gratuitas, são oferecidos, sem qualquer custo, os quimonos, a vestimenta para prática do judô. As aulas, que têm duração média de 1h, ocorrem todos os dias, nos fins das tardes e há quatro turmas disponíveis. Interessados em matricular os filhos devem ir até o local, na Chácara 69 do bairro Caub, no Riacho Fundo 2.

Arte marcial


Crianças moradoras de Sobradinho que estudam em escola pública e que as famílias recebam algum auxílio financeiro do governo também têm a oportunidade de praticar judô. A Associação Granado, localizada na região dos Lagos, oferece gratuitamente a arte marcial. Segundo Adilson Granado, 42, professor e responsável pelo projeto, hoje são cerca de 105 crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social que participam das aulas. O projeto teve início em 2001.

;Atuamos com inclusão social por meio de ações socioeducativas e esportivas, trazendo os alunos para o mundo dos esportes;, destaca Adilson. O sensei conta que os treinamentos focam a participação dos membros em campeonatos, tanto locais quanto nacionais. As aulas são oferecidas em dois turnos, duas vezes por semana.

A estudante Geovanna Laysa, 13, participa da associação desde o ano passado. Judoca há mais de seis anos, em 2016 ela foi campeã panamericana do esporte na República Dominicana, em Santo Domingo. ;Desde que comecei a praticar, percebo uma mudança muito grande na minha vida. Além de diversão, o judô me oferece aprendizado e disciplina;, afirma a brasiliense que costuma ir às aulas acompanhada do irmão, Wallisom de Souza Ferreira, 16, que também participa do projeto.


Mais oportunidades

Na primeira semana de cada mês, a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal abre inscrições para que os interessados possam concorrer às vagas, para diversas modalidades esportivas, oferecidas nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF.

Para realizar a inscrição, os interessados devem comparecer à unidade pretendida, preencher a ficha de inscrição, entregar os documentos necessários e incluir o nome na seleção. Caso o número de pessoas inscritas ultrapasse a quantidade de vaga é feito sorteio.

Entre as modalidades disponíveis estão atletismo, karatê, futsal, hidroginástica, natação e vôlei. Para pessoas com deficiência são oferecidas, entre outras, natação, atletismo e bocha, a depender da grade e da disponibilidade de cada unidade. Nesses casos, a recomendação é procurar diretamente a Coordenação de Pessoas com Deficiência dos centros para uma avaliação funcional e o encaminhamento a uma modalidade, sem a necessidade de sorteio.

* Estagiária sob a supervisão de Margareth Lourenço (Especial para o Correio).

Centros olímpicos e paralímpicos


; Brazlândia - Bairro Vila São José, Quadra 35, Área Especial 22
; Ceilândia (Parque da Vaquejada) - QNP 21, Setor Habitacional Sol Nascente, P Norte
; Ceilândia - (Setor O) QNO 9, Conjunto 1, Lote 1
; Estrutural - Área Especial 2, Setor Norte
; Gama - Quadra 55, 119, Área Especial, Setor Central (ao lado do Estádio Bezerrão)
; Recanto das Emas - Avenida Ponte Alta, Quadra 604, Área Especial
; Riacho Fundo I - QS 16, Área Especial F
; Samambaia - QS 119, Área Especial 1, Centro Urbano, Samambaia Sul
; Santa Maria - Quadra Central 3, Área Especial 4
; São Sebastião - Quadra 1, Bairro São Bartolomeu
; Sobradinho - Quadra 2, Área Especial de 1 a 5

Serviço

Projeto: Instituto Judô Gonzaga
Local: Chácara 69, Caub ; Riacho Fundo 2
Informações: 3338-7867


Projeto: Associação Granado
Local: Condomínio RK, Conjunto Antares,
Quadra P, Lote 28 ; Sobradinho/DF
Informações: 3554-2795 / 98123-9150

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação