Cidades

Tempo continua nublado e chuvoso no DF, indica previsão do Inmet

Previsão do tempo é de terça-feira nublada e com chuvas esparsas no DF. Temperatura não passa dos 23°C, aponta Inmet

postado em 12/12/2017 08:11
Temperatura mínima na manhã ficou em torno dos 17°C
Continua o tempo fechado e chuvoso no Distrito Federal. A tendência de temperaturas amenas e chuvas esparsas se mantém nesta terça-feira (12/12), mais um dia de céu encoberto a nublado. Assim como na segunda-feira (11/12), os termômetros não vão marcar mais do que 23;C, indica previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


Essa friagem no DF acontece a nove dias do início do verão. Curiosamente, setembro ; um mês de transição do inverno para primavera ; registrou temperaturas maiores, acima dos 30;C.

A explicação para o fenômeno é que, naquele mês, o tempo permanece seco e sem a chegada de frentes frias. "Em dezembro, há muita nebulosidade, e o sol não aparece. Por isso, o calor diminui", acrescenta o meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Inmet.

Por enquanto, ainda não há previsão de dia ensolarado neste mês. Desde o início de dezembro, choveu em todos os dias no DF, em maior ou menor quantidade.

O volume de chuvas, porém, ainda aparece abaixo do ideal. A estação de Brasília registrou cerca de 42 milímetros no acumulado do mês, a 19 dias do fim do ano. Cerca de um quinto da média esperada para dezembro, que é de 243 mm.

Ainda assim, há otimismo com o viés de alta nos reservatórios do DF. Na tarde de segunda-feira, o nível do Descoberto atingiu 10,8%, no 17; dia sem redução no volume útil. O Sistema Santa Maria chegou a 23,7%, muito próximo da meta para o mês, de 24%.

Chuvas fortes em Goiás e Minas Gerais


Enquanto o DF comemora a chuva, outros municípios do Entorno e outras regiões de Goiás e Minas Gerais sofrem com danos causados por tempestades. O Inmet deve analisar, nesta manhã, se mantém o alerta já emitido para algumas áreas do norte e do oeste mineiro.
[SAIBAMAIS]Em Alto Paraíso de Goiás, nas proximidades da Chapada dos Veadeiros, o Inmet registrou 111,4 milímetros de chuva apenas na segunda-feira. Para se ter uma ideia, o volume corresponde a quase 37 vezes o que choveu ontem em Brasília, de acordo com medição do instituto.
Apesar da quantidade de chuva, a Defesa Civil de Goiás não emitiu nenhum alerta até o momento. Em Minas Gerais, onde tempestades causaram danos e mortes, 10 municípios decretaram situação de emergência por causa do tempo chuvoso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação