Cidades

Detran intensifica fiscalização no trânsito no fim do ano

Durante a operação Festa Segura, que ocorre até 7 de janeiro, o órgão promove 200 ações no trânsito

postado em 13/12/2017 08:00
As operações do Detran/DF ocorrem perto de restaurantes, casas de shows, clubes e bares, principalmente
O número de blitze é intensificado neste fim de ano na operação Festa Segura. De acordo com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF), a ação tem como foco o combate à embriaguez no trânsito, que tende a aumentar em decorrência das confraternizações de dezembro e janeiro.
[SAIBAMAIS]São 200 ações, sendo 80 blitze e 120 patrulhamentos com abordagens, que ocorrem até 7 de janeiro. As operações ocorrem perto de restaurantes, casas de shows, clubes e bares, principalmente.
Além da fiscalização com foco no consumo de álcool, o órgão confere o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança, como cadeirinha de bebê e cinto de segurança.

Estatísticas e penalidade


O número de multas por embriaguez ao volante aumentou em 66,5% em um ano. Somente entre janeiro e novembro, foram mais de 23 mil autuações. Contudo, segundo o Detran/DF, a quantidade de mortes no trânsito diminuiu em 34,8%, totalizando 235 ocorrências, sendo que, no mesmo período de 2016, houve o registro de 360 mortes. Desde 2002, a colisão é a forma de acidente que mais mata pessoas nas vias do DF.
A direção sob efeito de álcool consiste em infração gravíssima, podendo levar à suspensão do direito de dirigir e ao pagamento obrigatório de R$ 2.934,70, que pode ser dobrado no caso de reincidência no período de um ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação