Cidades

Projeto oferecerá atendimento gratuito para prevenção de câncer bucal

Idealizado pelo Grande Oriente do Distrito Federal, projeto social vai beneficiar moradores de regiões carentes da cidade

postado em 13/12/2017 07:30
Homem em consultório de dentista
A partir de fevereiro de 2018, 20 profissionais da saúde prestarão atendimento voluntário pela Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal, projeto social idealizado pelo Grande Oriente do Distrito Federal (GODF) e lançado no último sábado (9/12). O objetivo é atender, por meio de uma unidade móvel, regiões mais carentes do DF.

;Muitas pessoas não têm como fazer os tratamentos. Toda a assistência será por nossa conta;, explicou o Grão-Mestre, Lucas Galdeano, que é cirurgião dentista. Segundo ele, se tratada a tempo, a doença tem cura. ;Por isso, é importante que todo mundo consulte um dentista regularmente;, alertou.

Galdeano diz que milhares de pessoas são acometidas por câncer bucal no Brasil e os principais causadores são o uso abusivo do álcool, o tabagismo, a má higiene oral, dentes careados ou quebrados. O câncer bucal atinge, principalmente, pessoas com mais de 40 anos de idade e é mais frequente em homens do que em mulheres. Ocorre geralmente nos lábios, bochechas, língua, céu da boca, garganta e pescoço.

Como parte da Campanha, o GODF inaugurou, no último sábado (9/12), a Unidade Móvel Odontológica (UMO), um ônibus adaptado com dois consultórios odontológicos, operado por 20 profissionais de saúde voluntários. ;Estamos providenciando a documentação junto aos órgãos de saúde para, em fevereiro, começamos os atendimentos;, detalhou Galdeano. O veículo percorrerá as cidades do DF e, eventualmente, do Entorno, para prestar atendimento preventivo e primário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação