Cidades

Inaugurado centro especializado em diabetes, obesidade e hipertensão

A unidade fica na Asa Norte e funcionava de maneira experimental desde agosto. O atendimento é para pacientes encaminhados pela atenção primária à saúde

postado em 13/12/2017 17:28
Unidade fica na Quadra 208/408 Norte e atende pacientes encaminhados pela atenção primária à saúde da rede pública do DF
Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (13/12), o Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh). Voltado ao atendimento a pacientes com problemas crônicos, a unidade fica na Quadra 208/408 da Asa Norte e atende pacientes encaminhados pela atenção primária à saúde da rede pública do DF.
Entre os serviços, estão atividades ambulatoriais em atendimentos individuais ou em grupos, programas de educação, curativos de pequeno e médio portes em extremidades e reabilitação de pacientes amputados. Há, ainda, orientação para a prática de atividade física, controle do ambiente, avaliação cognitiva e atividades lúdicas.

Segundo o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), a unidade de saúde se destaca pela organização e rapidez nos atendimentos. ;Este centro cumpre um dos preceitos da saúde, que é a organização. A atenção primária identifica o problema, resolve quando é possível e encaminha os casos mais específicos para a atenção secundária;, descreveu Rollemberg.

[SAIBAMAIS]Os serviços são prestados por uma equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e assistente social.

Durante a inauguração da unidade de saúde, Rollemberg comentou sobre a contratação de mais médicos para a rede pública. Ele espera que a aprovação de mudanças na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano fiscal de 2017 propostas pelo Executivo local à Câmara Legislativa possam ajudar a melhorar o quadro. ;Vamos conseguir contratar 170 médicos, sendo 55 médicos de família e 120 clínicos, que melhorarão especialmente o Samu e a atenção primária;, destacou Rollemberg.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação