Cidades

Neblina atinge parte do Distrito Federal e encobre prédios de Brasília

Inmet prevê, no entanto, que o nevoeiro se dissipe nesta manhã. Tempo no DF se mantém nublado e chuvoso durante o mês

postado em 14/12/2017 08:00
Mal dava para ver a ponta da Torre de TV por volta das 6h30 desta quinta-feira
A Torre de TV, o Congresso Nacional e outros prédios altos da área central de Brasília amanheceram parcialmente encobertos nesta quinta-feira (14/12). Um nevoeiro atingiu parte do Distrito Federal por volta das 6h. Há relatos de neblina também em regiões como o Jardim Botânico e áreas do Lago Sul.


A alta umidade, normal para dezembro, explica os nevoeiros desta manhã, quando higrômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcaram índice de 95%. "(A neblina) é como uma nuvem mais baixa e, aqui no DF, se dissipa rapidamente ao surgir o sol", descreve o meteorologista Manoel Rangel.

Para esta quinta-feira, o instituto mantém a previsão de céu encoberto a nublado com chuvas isoladas. "Teremos bastante nebulosidade pela manhã, mas o sol pode aparecer um pouco durante a tarde", indica Rangel.

A temperatura segue abaixo da média para a época. A mínima nesta manhã se manteve em torno de 18;C. À tarde, os termômetros marcam 24;C.

O Inmet prevê, ainda, a continuação do tempo encoberto e chuvoso durante todo o fim de semana. Na segunda-feira, porém, o sol deve aparecer um pouco mais. Ainda assim, não há previsão de dia sem chuvas, por enquanto.
Por causa da neblina e do mau tempo, o Aeroporto Internacional de Brasília opera com a ajuda de instrumentos desde as 19h de quarta-feira (13/12). Entre as medidas de segurança para pousos e decolagens estão a instalação de luzes nos corredores, controle de painel do avião e possibilidade de comunicação a todo tempo com a central do aeroporto.

Neblina requer cuidado redobrado ao volante


O motorista que se deparar com neblina, fraca ou intensa, precisa tomar alguns cuidados extras para não se envolver em acidentes por causa da baixa visibilidade. Nesses casos, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) recomenda que o condutor aguarde o tempo abrir um pouco antes de dar a partida no veículo.

Ainda assim, caso haja necessidade de dirigir durante a chuva ou nevoeiro, o Detran/DF apresenta uma série de recomendações:

  • Para ter melhor visibilidade use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro;
  • Faça revisão dos pneus, freios, limpadores e faróis do veículo;
  • Mantenha os pneus calibrados e evite frear quando cair em um buraco para diminuir o efeito do impacto;
  • Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente;
  • Evite freadas ou mudanças bruscas, pois o acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o asfalto;
  • Em caso de enchente, abandone o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois pode começar a boiar.

Barragem Santa Maria ultrapassa meta do mês

[SAIBAMAIS]A intensificação do período chuvoso levou o reservatório Santa Maria, no Parque Nacional de Brasília, a atingir 24,1% da capacidade na tarde de quarta-feira (13/12), 0,1 ponto percentual acima do valor de referência para o mês. Na terça-feira, o volume era de 23,8%.
Na barragem do Descoberto, o nível chegou a 11,7%, aumento de 0,6 ponto percentual em relação ao dia anterior e 0,7 a mais do que a meta do mês projetada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa).
Nesta quinta-feira, o racionamento vai atingir Paranoá, Gama e outras cidades do DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação