Cidades

Pessoas em situação de vulnerabilidade se formam em curso da Defensoria

No total, 54 alunos receberam certificado da Defensoria Pública do DF após participarem de capacitação para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 15/12/2017 23:00
Ao todo, 54 pessoas em situação de vulnerabilidade social se formaram pelo Projeto RenovAÇÃO
Em cerimônia na Escola de Governo do Distrito Federal, nesta sexta-feira (15/12), 54 pessoas em situação de vulnerabilidade social receberam certificado de conclusão de curso de capacitação promovido pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF). Os formandos fazem parte do projeto intitulado como RenovAÇÃO, que tem como objetivo preparar pessoas em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania.
Um dos formandos, Francisco Carlos da Silva, ressaltou como o curso ajudou na conduta pessoal. "Antigamente eu não sabia distinguir o que era certo ou errado e, hoje em dia, eu estou aprendendo que a gente tem que ser gentil, educado e honesto", disse.

Já Roberto Carlos do Nascimento saiu do curso motivado para promover mudanças pessoais. "Esse projeto me fez entender e ver que eu tenho condições de atingir os meus objetivos para ter atitude de realizar os meus sonhos independentemente da minha condição de vida", comemorou.

O curso foi idealizado pela psicóloga da Defensoria Pública do DF e subsecretária de Atividade Psicossocial, Roberta de Ávila. "Percebemos que eles precisavam de uma capacitação para motivar e ressignificar a história de vida de cada um, mostrando estratégias de enfrentar os problemas, de como se comunicar de forma não violenta, abordando as regras e valores éticos e morais, além de passar informações dos direitos e deveres como cidadão", detalhou.
Idealizadores e participantes do Projeto RenovAÇÃO entregam certificado de conclusão de curso
O projeto teve início em outubro deste ano e formou três turmas. Dos 75 alunos que começaram o curso, 54 conseguiram concluí-lo. No total, cada grupo tem seis encontros durante um mês. São duas aulas de noções básicas de direito e cidadania, uma de ética e motivação, uma de inteligência emocional e psicologia positiva, outra de saúde mental e a última sobre comunicação não violenta.
"Acreditamos que o curso auxilia na diminuição da violência, além de ajudar no equilíbrio emocional e abrir oportunidade para o mercado de trabalho. Os resultados foram surpreendentes. Estão saindo motivados, mudando o discurso de vítima e abandono para responsáveis por suas próprias vidas", relatou Roberta.
[SAIBAMAIS]Um dos parceiros do projeto, o Instituto Ipês, ofereceu cinco vagas de emprego para os formandos. Um processo seletivo vai definir quais dos 54 alunos vão ficar com os cargos. Segundo a defensora pública e diretora da escola de capacitação dos servidores do órgão, Paula Ribeiro, os escolhidos vão trabalhar na abordagem de pessoas em situação de vulnerabilidade. "O maior benefício é que a pessoa que está em situação de rua se identifica com o trabalhador, que já enfrentou problemas semelhantes, e percebe que, ao se empenhar, ele também vai conseguir se inserir no mercado de trabalho, recuperar a autoestima, melhorar a vivência", disse.

Para o ano que vem, a Defensoria Pública já fechou quatro turmas, de março a junho, para 100 estudantes no total. A Subsecretaria de Assistência Psicossocial fica responsável por pensar, organizar e gerenciar o projeto e a Escola da Defensoria Pública por disponibilizar os professores e materiais didáticos, além de fazer o transporte de ida e volta dos alunos.

Participe

A defensoria procura por mais parceiros que queiram ajudar no RenovAÇÃO. Quem tiver interesse de participar do curso ou ajudar sendo parceiro pode ligar para o número 2196-4409 ou enviar e-mail para escoladpdf@gmail.com.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação