Cidades

Média de chuvas para dezembro é alcançada e Inmet alerta para chuvas fortes

Até agora choveu 254,8 milímetros no DF, esse número representa cerca de 4% acima da média pluviométrica histórica para o mês de dezembro

Ricardo Faria - Especial para o Correio
postado em 26/12/2017 07:03
Inmet confirmou nesta terça-feira (2612) o alcance da média histórica de chuvas para o mês de dezembro no Distrito FederalA média histórica de chuva para dezembro no Distrito Federal foi alcançada nesta terça-feira (26/12). De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), após as precipitações de segunda-feira, os medidores registraram 254,8 milímetros de chuva acumulada. Esse número representa cerca de 4% acima da média pluviométrica histórica - de 246 milímetros para o mês de dezembro.

Segundo a meteorologista consultora do Inmet Ingrid Peixoto, apesar do atraso no período chuvoso, os últimos três meses do ano ficaram acima da média histórica para cada mês. ;Este ano as chuvas se intensificaram em outubro, novembro e dezembro, configurando o período chuvoso;, explicou.
Ingrid alerta que dificilmente a meta anual de 1.540,6 milímetros será alcançada. ;O acumulado até agora é de 1.290,7 milímetros. E nas nossas previsões teremos chuvas que alcançaram somente 100 milímetros;, afirmou.
A meteorologista ainda fez um alerta para os possíveis transtornos causados pelas chuvas. ;Estão previstos dias quentes e abafados pela manhã, com chuva e vento forte no período da tarde. Também não está descartada uma chuva de granizo;, disse. E completou: ;É bom o brasilense ficar atento, pois a chuva ainda poderá causar alguns transtornos;.

Tempo quente e encoberto


Ainda segundo o Inmet, a terça-feira deverá ser nublada com pancadas de chuvas em áreas isoladas. A temperatura mínima durante a madrugada foi de 17;C. Entretanto, a oscilação no tempo será constante durante todo o dia. A máxima deverá ficar em 30; nas horas mais quentes. A umidade do ar varia entre 45% a 95%.

Reservatórios continuam subindo

O volume do Descoberto registrou a maior alta do ano. O nível do reservatório marcou 26,1 %Na última atualização da Agência Reguladora de Águas do Distrito Federal (Adasa), na tarde da segunda-feira (25/12), o volume útil do Descoberto registrou a maior alta percentual do ano, seguindo a tendência de recuperação. O nível do reservatório marcou 26,1 %. Com a subida, a barragem apresentou volume maior do que no mesmo período do ano passado, quando marcava 23,2%.

No começo do mês, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) divulgou uma nova Curva de Acompanhamento, com metas a serem seguidas pelo Descoberto, que à época marcava 10,2% do volume total. O objetivo era fechar o ano com, pelo menos, 11%, e terminar o período chuvoso, em maio, com 50% do volume total do Descoberto.

Com a chegada aos 26,1%, o Descoberto não só fica acima do dobro do esperado para o fim de dezembro, como supera o esperado para janeiro de 2018 (15%) e se aproxima do estimado para o fim de fevereiro (32%). Mesmo com as subidas, ainda não há previsão de quando o racionamento de água possa chegar ao fim.

Os índices do reservatório de Santa Maria também seguem subindo, mesmo que timidamente em comparação ao do Descoberto. Na última medição da Adasa, o volume útil chegou a 28,2%. Apesar da recuperação recorde, o racionamento continua, sem previsão para acabar. as regiões que terão o fornecimento de água suspenso nesta terça-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação