Cidades

Primeiro dia do ano será de chuva no Distrito Federal, diz Inmet

O tempo ficará encoberto a maior parte desta segunda (1/1), mas o sol aparecerá em pequenos intervalos

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 01/01/2018 11:23

A temperatura no DF esta segunda vai variar de 19°C a 29°C e a umidade relativa do ar ficará entre 95% e 55%

O primeiro dia de 2018 será nublado e com pancadas de chuva no Distrito Federal. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O tempo ficará encoberto a maior parte desta segunda (1/1), mas o sol aparecerá em pequenos intervalos. A temperatura vai variar de 19;C a 29;C e a umidade relativa do ar ficará entre 95% e 55%.



[SAIBAMAIS]De acordo com o meteorologista Manuel Rangel, a previsão para a primeira semana será semelhante à desta segunda. ;Teremos muita nebulosidade, seguida de pancadas de chuva, com curtos períodos de sol;, afirmou.

Às chuvas que atingem o DF no período são resultado de um fenômeno conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul. ;Esse fenômeno nada mais é que um extenso corredor de umidade que se forma na região norte e são trazidas pelos ventos para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, acompanhados de chuva;, explicou o especialista.

Acima da média

Rangel acredita que o mês de janeiro deve fechar dentro da média esperada, ou até um pouco acima, como ocorreu em dezembro. ;A chuva ocorrida no último mês do ano foi satisfatória. O valor esperado era de 246mm, e choveu 267.7mm. Choveu acima do que era previsto e os mananciais estão se elevando. Até agora, não temos previsão de veranico e a tendência, este mês, é que o volume de chuva fique dentro do esperado ou um pouco acima da média;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação