Cidades

Previsão do tempo: brasiliense terá fim de semana debaixo de chuva

Temperatura não passará dos 25°C no sábado, dia em que o Inmet prevê ainda mais chuvas. Estação requer cuidado redobrado ao volante

Lucas Vidigal - Especial para o Correio
postado em 05/01/2018 08:00
Céu de Brasília amanheceu encoberto. Tempo fica ainda mais fechado ao longo do dia
O primeiro fim de semana de 2018 será debaixo de chuva. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo se mantém nublado e chuvoso nesta sexta-feira (5/1) e no sábado (6/1). Os meteorologistas preveem céu um pouco mais aberto no domingo (7/1), mas o Distrito Federal não deve ter dias ensolarados até a segunda quinzena de janeiro.


Com o tempo fechado, o calor vai diminuir. Nesta sexta-feira, os termômetros atingem 28;C, mas a temperatura não deve passar dos 25;C no sábado. "Amanhã, vamos ter ainda mais chuva do que hoje", prevê o meteorologista Luiz Cavalcanti, do Inmet.

[SAIBAMAIS]Por isso, o brasiliense deve manter os cuidados normais para a época, especialmente no trânsito. Verifique o sistema de freios de seu veículo e não se esqueça de manter uma distância segura do carro da frente. Enquanto chove, os faróis devem permanecer ligados. Além disso, o Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF) recomenda não ultrapassar os 60 km/h durante a chuva, independentemente da velocidade máxima da via.

O Inmet prevê apenas ventos fracos e moderados, mas rajadas durante temporais podem derrubar galhos e frutas. Assim, recomenda-se evitar estacionar o carro debaixo de árvores, principalmente mangueiras. Nesta época, mangas maduras caem em qualquer ventania.

Descoberto mantém tendência de alta, mas nível do Santa Maria para de subir


A estação chuvosa levou alívio à bacia do Descoberto. O reservatório responsável por atender mais da metade do Distrito Federal registrou 32,6% da capacidade na tarde de quarta-feira (4/1). Um mês antes, o volume mal chegava aos 10%, ou seja, o índice mais que dobrou em 31 dias.

No entanto, o sistema Torto/Santa Maria não acompanha o mesmo ritmo de alta do Descoberto. Após abrir o ano com capacidade em 30,1%, o volume útil do reservatório localizado no Parque Nacional de Brasília fechou a quarta-feira em 30,8%, mesma marca do dia anterior. Um mês antes, o índice era de 22,7%, diferença de oito pontos percentuais.

Por isso, o brasiliense deve manter a economia de água. O racionamento continua e não tem previsão de fim. Confira aqui as cidades com abastecimento interrompido nesta sexta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação