Cidades

Ponte JK será parcialmente interditada para teste de limpeza

Entre as 9h a 11h, desta terça-feira (16/1), todas as faixas na direção Plano Piloto para o Lago Sul estarão fechadas. O outro sentido não será afetado

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 15/01/2018 20:00
A limpeza não vai utilizar produtos químicos para que a água do Lago Paranoá não seja prejudicada
Atenção aos motoristas: a Ponte JK vai ficar fechada no sentido Plano Piloto Lago Sul, das 9 às 11h, desta terça-feira (16/1). O motivo é um teste de limpeza no monumento, que será feito pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Todas as faixas na outra direção vão ficar abertas.


Segundo a companhia, a ideia é fazer a limpeza sem o uso de produtos químicos, já que os resíduos caem diretamente no Lago Paranoá, o que poderia dificultar o tratamento da água, que está sendo usada para consumo humano. Por isso, o teste vai verificar se apenas o uso de água bruta (imprópria para consumo), aplicada em alta pressão, será suficiente para remover a sujeira, inclusive dos arcos.

Caso o teste dê certo, a Novacap vai montar um cronograma de limpeza que será divulgado posteriormente. A ação vai contar com dez pessoas da companhia para fazer o serviço. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) vai auxiliar na segurança dos funcionários e o Departamento de Trânsito (Detran-DF), na interdição da via e na colocação de sinalizações luminosas.


Histórico de limpeza


Desde a inauguração, em dezembro de 2002, a Ponte JK foi lavada apenas duas vezes. A última ação foi realizada em 2014, durante a preparação para a Copa de Futebol, quando Brasília foi palco de sete jogos do mundial. A primeira lavagem foi feita em maio de 2011. A Novacap não soube informar se nas limpezas houve ou não a utilização de produtos químicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação