Cidades

Polícia diz ter identificado suspeito de assassinar pesquisador da UnB

O suspeito é morador do Paranoá e está foragido. O pesquisador Arlon Fernando da Silva foi morto a facadas, quando voltava para casa de bicicleta, em frente ao Palácio do Buriti

Lucas Vidigal - Especial para o Correio
postado em 16/01/2018 09:05
Imagens de câmera de segurança mostram Arlon saindo de casa no dia em que acabou assassinado

Policiais militares encontraram, em uma casa no Itapoã, peças da bicicleta de Arlon Fernando da Silva, morto em um latrocínio na noite de 7 de dezembro enquanto pedalava em frente ao Palácio do Buriti. Com isso, a Polícia Civil diz já ter certeza da identidade do autor do crime e considera o suspeito, identificado como Daniel Sousa de Andrade, foragido.
O delegado-chefe da 5; Delegacia de Polícia (Área Central), Rogério Henrique Oliveira, confirmou que os objetos encontrados no Itapoã pertenciam à vítima. O rapaz que estava com as peças, Luiz Carlos dos Santos Ramos, 22 anos, foi detido e deve responder por receptação.

De acordo com a Divisão de Comunicação da Polícia Civil, Daniel de Andrade era o principal suspeito desde o início das investigações e chegou a ser ouvido no dia seguinte ao crime. À época, ele negou a autoria. Porém, agentes conseguiram imagens de circuitos de câmera de segurança em que ele aparece com a bicicleta de Arlon deixando o local do crime em direção à Ponte JK, sentido Paranoá.

Além disso, outras cinco pessoas prestaram depoimento e disseram que viram o suspeito com a bicicleta da vítima. Ao encontrar as peças da bicicleta, a polícia acredita ter colhido todas as provas necessárias para apontar Daniel como autor do latrocínio. O delegado pediu a prisão dele na noite da segunda-feira (15/1), e a Justiça deferiu o pedido por volta da 1h desta terça. Equipes da PCDF e da Polícia Militar começaram, então, as buscas por Daniel.
Daniel Sousa de Andrade é considerado foragido pela polícia

Antecedentes criminais

De acordo com o delegado Oliveira, Daniel já foi preso por uma tentativa de latrocínio em 28 de outubro de 2015. Na época, ele deu uma paulada em um militar do exército. A vítima, porém, reagiu e baleou o agressor, que chegou a ficar dois meses detido e foi condenado a prisão domiciliar. O crime aconteceu nos arredores do Museu do Índio, mesmo local em que o suspeito surpreendeu Arlon.
Luiz Carlos, o rapaz flagrado com partes da bicicleta, está preso na 5; DP por receptação. Ele não possui passagens e é amigo de Daniel. Segundo a Polícia Civil, Luiz pagou R$ 500 para Daniel pelas peças.

Ele contou à polícia que soube sobre o crime pela tevê e quis devolver o equipamento e reaver o dinheiro. De acordo com depoimento de Luiz Carlos, Daniel teria dito que "matou mesmo" e que não aceitava a devolução, pois "o negócio estava feito".

[FOTO1088664]

Morto no Eixo Monumental

Arlon Fernando da Silva era doutorando em física na Universidade de Brasília (UnB). Ele foi assassinado a facadas em 7 de dezembro do ano passado na ciclovia da S1 (Eixo Monumental), em frente à Câmara Legislativa e a poucos metros do Palácio do Buriti. O jovem voltava para casa, no Sudoeste, de bicicleta, como costumava fazer todos os dias, segundo contam amigos. Ele era considerado reservado e estudioso.

[SAIBAMAIS]De acordo com a PM, Arlon sofreu uma perfuração grave na axila esquerda e outras na mão e no braço. Ele foi encontrado caído ao lado da pista por policiais militares que estavam em três viaturas que se deslocavam para o ginásio Nilson Nelson, onde acontecia um show. O estudante chegou a ser socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital de Base.

O assaltante que matou o pesquisador demorou menos de dois minutos para abordar, esfaquear e levar a bicicleta da vítima. Um vídeo das câmeras externas do Palácio do Buriti, ao qual o Correio teve acesso com exclusividade, mostra o estudante pedalando na ciclovia ao lado do Eixo Monumental, na altura da Câmara Legislativa e em direção ao Memorial JK. A imagem não registra o momento do ataque, mas mostra o criminoso em fuga, com a bike roubada.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação