Publicidade

Estado de Minas

DF amanhece sob céu claro, mas tempo deve ficar nublado nesta quarta-feira

Possibilidade de chuva é remota, afirma Inmet. Apesar das chuvas, que vêm caindo com frequência neste janeiro, volume acumulado está abaixo do esperado


postado em 17/01/2018 08:05 / atualizado em 17/01/2018 08:08

Amanhecer em Brasília: poucas nuvens e tempo frio. Tempo muda ao longo do dia(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Amanhecer em Brasília: poucas nuvens e tempo frio. Tempo muda ao longo do dia (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

 

O céu amanheceu sem nuvens sobre o Distrito Federal nesta quarta-feira (17/1). No entanto, o brasiliense deve notar algum aumento na nebulosidade ao longo do dia. Mesmo com tempo nublado à tarde, porém, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê possibilidades remotas de chuva sobre o DF.

 

Leia as últimas notícias do Distrito Federal 

 

Como não deve chover, a umidade cai bastante nas horas mais quentes do dia e pode atingir até 35%. Por isso, vale a recomendação de manter sempre uma garrafa de água à mão.

 

Até por causa do tempo mais seco, a amplitude térmica nesta quarta-feira será grande. O dia amanheceu um pouco frio, e, no Gama, a temperatura baixou a 16°C, pouco comum para o verão. Porém, o valor quase dobra ao longo da tarde, quando os termômetros devem marcar 30°C.

 

Mesmo com chuvas, DF está longe da média histórica 

 

O DF só teve um dia sem registro algum de chuva desde o início do ano, mas o volume acumulado está abaixo do esperado. Em 16 dias, passada mais da metade do mês, choveu 95,9 milímetros, equivalente a apenas 38,76% do esperado para todo o mês de janeiro.

 

As chuvas volumosas, que devem voltar ao DF na próxima semana, são a esperança do Inmet para que a cidade atinja meta histórica. "Ainda acredito que vamos chegar a esse valor com a previsão dos últimos dias de janeiro", espera Luiz Cavalcanti, meteorologista do Inmet.

 

Vale lembrar que o volume acumulado corresponde à estação meteorológica do Inmet no Sudoeste. Por isso, temporais em outras áreas nem sempre são contabilizados pelo instituto. 

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade