Cidades

Deficientes auditivos passam a digitalizar processos no TJDFT

Dos 90 contratados pelo tribunal, três são surdos. A Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial ofereceu a oportunidade

postado em 17/01/2018 14:04
Criança segurando aparelho auditivo nas mãos
Funcionários com deficiência auditiva poderão trabalhar, agora, na digitalização, no controle de qualidade e na indexação de processos judiciais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Na tarde desta quarta-feira (17/1), o presidente do tribunal, desembargador Mário Machado, recebe os novos empregados que cuidarão do serviço. Dos 90 contratados, três são surdos.
[SAIBAMAIS]O objetivo é atender à crescente demanda pela digitalização de documentos. O Tribunal assinou contrato com a Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE), que ofereceu a oportunidade de emprego para as pessoas que possuem a deficiência.
A nova equipe trabalhará em dois turnos de seis horas, na Coordenadoria de Digitalização e Serviços Gráficos (CODIG), na Área Especial 08 do Guará II.

Armazenamento

Além da oportunidade para as pessoas surdas, a contratação objetiva aliviar a quantidade de processos existentes no tribunal que estão há muito tempo guardados. Além disso, ter o processo em papel limita a possibilidade de acesso. Alguns deles, inclusive, precisam ficar arquivados por até 100 anos e muitos são bastante consultados.
Atualmente, o TJDFT tem um acervo total de 623 mil processos. Desses, 590 mil são das Varas de Família e os outros 33 mil destinados às Varas Criminais. Com a digitalização, o tribunal conseguirá reduzir gastos com cargas, numeração de folhas e abertura de volumes e reduzir o consumo de papel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação