Cidades

Codeplan lança dados socioeconômicos do Novo Gama

A empregabilidade local é um dos destaques da pesquisa, além da percepção dos moradores acerca da violência na cidade do Entorno

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 18/01/2018 15:41
A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) lançou hoje (18/1), a Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD) do Novo Gama, com informações levantadas em 2017. A cidade do entorno tem uma população de 108.883 mil habitantes.



Os dados mostram que, diferente de 2013, a região teve um crescimento modesto no comércio local, aumentando a empregabilidade. Naquela época, 36,9% trabalhavam no novo Gama, e 59,3% se deslocava para o Distrito Federal. Atualmente, os números são, respectivamente, 38,7% e 56,6%.

"Percebemos que a cidade perde um pouco de característica de cidade dormitório. Os maiores responsáveis pela empregabilidade são os comerciantes locais. Portanto, podemos analisar que nem todos os moradores precisam se deslocar para o Distrito Federal", explica o diretor da diretoria de Estudos Urbanos e Ambientais da Codeplan, Aldo Paviane.

Violência

Apesar dos casos de violência que se destacam na região, 72,44% dos moradores alegam não ter sofrido nenhuma violência. Entretanto, entre os jovens até 16 anos, apenas 22,58% dizem não serem vítimas de crimes.

"Como a pesquisa não é focada na violência, não nos aprofundamos nos dados. Mas percebemos que a violência é focada em um segmento, o do jovens. Portanto, os dados e os casos de violência aumentam a sensação de insegurança na cidade", analisa Ana Maria Nogales Vasconcelos, da diretoria de Estudos Políticos e Sociais da Codeplan.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação