Cidades

Pacotão comemora 40 anos com escolha de marchinha para o carnaval

Tradicional bloco comemora 40 anos de folia e escolhe hoje a marchinha para o carnaval. A festa será no Conic a partir das 14h

Ana Luiza Vinhote - Especial para o Correio Braziliense
postado em 20/01/2018 08:00
Em 2017, o Pacotão manteve a irreverência e a energia durante o desfile pela W3

O bloco de carnaval de rua mais tradicional da capital, o Pacotão, completa 40 anos de existência e promove, hoje, o concurso de marchinhas. O evento ocorrerá no Setor de Diversões Sul (Conic), a partir das 14h. ;Já recebemos cerca de 25 músicas, mas tem gente que compõe na hora e se apresenta;, conta um dos fundadores da folia, o jornalista José Antônio Filho, mais conhecido como ;Joka Pavaroti;.

Com a expectativa de reunir mais de 500 participantes, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode entrar na competição. Apesar de a temática ser livre, o ideal é que as canções sejam de críticas políticas. ;É uma forma de registrar todos os momentos políticos que estão acontecendo. Quem escuta as marchinhas acaba aprendendo sobre os fatos históricos;, diz Cícero Ferreira, também fundador do bloco.

[SAIBAMAIS]Além de ter ajudado a formar o Pacotão, Paulo Miranda, 63 anos, também participa como compositor no concurso de marchinhas e foi o ganhador da edição de 2016. ;É um evento descontraído e alegre. Não tem briga, roubo e recebe pessoas de todas as idades;, conta Paulão Varadeiro, como é mais conhecido.



Jadir Rodrigues, 68 anos, participa há 10 anos do evento e está confiante que levará o primeiro lugar de 2018. ;A culpa não é sua nem minha, mas este ano eu levo a marchinha;, canta o aposentado. Jadir escolheu falar sobre a Lava-Jato. ;Sempre abordamos assuntos políticos quentes, que estão na mídia. Vivemos tantas tristezas com a política que, com o Pacotão, trazemos um pouco de alegria para as pessoas;, conta.

Mais conhecido como ;Wilsinho Red;, Wilson Veleci, 54 anos, além de ajudar na organização do evento, também participa com suas composições. ;Comecei vendendo bebidas no evento e, há 15 anos, decidi participar fazendo as músicas. O Pacotão é uma forma de dizer para os políticos que não somos bobos e estamos de olho em tudo que eles fazem;, diz o técnico administrativo na Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos.

Integrantes do Pacotão fazem o ensaio geral para a batucada de hoje, em que será escolhida a marchinha de 2018

Tradicionalismo


Criado em 1978 pelo Clube da Imprensa, o bloco Sociedade Armorial Patafísica Rusticana, o Pacotão tem esse nome por causa do conjunto de medidas para reformar o Poder Judiciário, anunciado pelo então presidente Ernesto Geisel. O Pacote de Abril estabelecia mandato presidencial de seis anos, eleição direta para um terço do Senado Federal e bancada maior para os estados menos desenvolvidos. Como forma de protesto, jornalistas promoveram uma manifestação criando o bloco carnavalesco. Figura criada para despistar os militares, Charles Preto é o responsável pelo bloco e esse nome é uma homenagem ao presidente do Departamento de Turismo da época: Carlos Black Pereira.

Na contramão na Avenida W3, no sentido Norte/Sul, os participantes cantam marchinhas criticando a política brasileira. ;Não defendemos políticos, partidos ou candidatos. Queremos apenas nos expressar livremente e com ironia;, explica Joka Pavaroti.

Para o presidente da Liga de Blocos Tradicionais, Jorge Cinas, não só o Pacotão, mas todos os blocos tradicionais de Brasília carregam a memória da cidade. ;É preciso preservar a memória desses blocos, pois eles retratam Brasília. No caso do Pacotão, é uma forma de falar sobre o momento político em que vivemos;, observa Cinas.

Envie sua música

Interessados podem enviar até duas músicas em arquivo MP3 com a letra e dados do autor pelo e-mail pacotaofolia@gmail.com.

Programe-se

Concurso de Marchinhas
do Pacotão 2018

Quando: hoje, a partir das 14h
Onde: Praça Ari Para Raios, Conic

Desfile do Pacotão

Quando: 11 e 13 de fevereiro, a partir das 12h
Onde: concentração na comercial da 302/303 Norte, em frente ao restaurante Picanhas do Sul
Contatos: pelo e-mail pacotaofolia@gmail.com ou pela página do Facebook Pacotaofolia

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação