Cidades

Virgens da Asa Norte e concurso de marchinhas do Pacotão agitam o sábado

O bloco Virgens da Asa Norte começou a festa às 15h no Museu Nacional da República com expectativa de reunir 15 mil pessoas. No Pacotão, marchinha que satiriza Temer foi a vencedora

Renata Rios
postado em 20/01/2018 20:16

Os Bonecuchos foram muito disputados para fotos no Virgens da Asa Norte

O pré-carnaval chegou de vez a Brasília neste sábado (20/1), quando os foliões puderam conferir os primeiros festejos da cidade. Entre as opções, destacaram-se o tradicional bloco Virgens da Asa Norte, que se reuniu no Museu da República e o 40; Concurso de Marchinhas do Pacotão, que ocorreu no Conic.


O movimento no Museu da República começou por volta das 15h. "O clima da nossa festa é bem familiar, muito alegre. Não tivemos nenhuma confusão e as pessoas estão muito alegres", disse Angelica Fornazier, uma das organizadoras do bloco. O tenente da Polícia Militar, Edimar Oliveira, confirmou que nenhuma ocorrência havia sido registrada no local.

Segunda a Polícia Militar, às 18h, já eram cerca de 4 mil pessoas espalhadas pelo espaço. "A previsão é que mais tarde fique ainda mais cheio", informou o tenente. A expectativa dos organizadores era atingir entre 10 mil e 15 mil foliões.

Entre o público, as fantasias chamavam a atenção: heróis, vikings, unicórnios, fadas e até bonecas em caixas circulavam pelo local. Talles Alves, 27 anos, acupunturista, e Cíntia Dantas, 31, consultora, foram pela primeira vez ao bloco. Ambos optaram pela fantasia de unicórnio. "Escolhemos porque tá na moda", disse Thales.

Já os amigos Marinho, Leopoldo, Daniel, Felipe Alexander, Victor e Marquinhos eram constantemente parados para fotos. Autointitulados Os Bonecuchos, os seis saem há cinco anos nos blocos da cidade fantasiados de bonecas nas caixas.

Apresentação da marchinha vencedora no concurso do Pacotão


Marchinha política

Enquanto isso, no Conic, o centro das atenções era o concurso de marchinhas organizado pelo tradicional Pacotão e que reuniu cerca de 300 pessoas. A grande vencedora foi Presidente despirocado, de Maria Sabina, Assis Aderaldo e Sóter (veja letra abaixo).


Apesar do clima familiar e festivo, uma confusão aconteceu por volta das 16h. Um dos artistas foi fazer uma performance da marchinha vencedora e, devido às roupas que ele trajava (um babydoll transparente), o público se incomodou e chegou a chamar a polícia. "Apesar de ele não estar com a genitália à mostra, a PM foi acionada", confirmou José Antônio Filho, o Joca Pavaroti, um dos fundadores do Pacotão, que este ano sai às ruas nos dias 12 e 13 de fevereiro, com concentração a partir das 12h na CLN 302/303.


Confira a classificação das marchinhas do Pacotão 2018


1;
Presidente despirocado
Maria Sabina, Assis Aderaldo e Sóter

2;
Sua hora vai chegar
Antonio Jorge Sales e Antonio Carlos Sales

3;

Tem que manter isso aí
Jorge Antunes


Veja a letra campeã do 40; Concurso de Marchinhas do Pacotão:

Presidente despirocado

Maria Sabina, Assis Aderaldo e Sóter

Alô Charles Preto, O que há?!

Esse ano tá difícil pra caraca

Esse golpista é muito chato!

Perde o pinto mas não perde o mandato

Vou festejar, vou festejar

O presidente agora vai despirocar

Ô da panela, Ô da panela,

Vai lá comprar um pinto novo pra Marcela

Esse é o bloco do Pacotão

40 anos indo com a multidão

Ô, Charles Preto, tamo na pista

Na contramão pra derrubar esse golpista!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação