Cidades

Caesb lacra ligações clandestinas de água em Sobradinho durante operação

De acordo com a companhia, há 41 mil pontos de consumo de água não autorizados no Distrito Federal

Deborah Novais - Especial para o Correio
postado em 22/01/2018 15:29
[VIDEO1]
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) encontrou seis estabelecimentos com ligações clandestinas para o consumo de água em Sobradinho, nesta segunda-feira (22/1). Os pontos, localizados por meio do sistema de monitoramento via satélite, ficam na quadra 5 do setor de indústrias e oficinas.


De acordo com o gerente de fiscalização Geraldo Donizeth, a região estava no radar há cerca de oito meses. A operação desta manhã aconteceu em parceria com as Polícias Civil e Militar, com a participação de três viaturas e sete funcionários da Caesb.

[SAIBAMAIS]Um levantamento da concessionária aponta que há mais de 41 mil pontos de consumo não autorizado no DF. A irregularidade acontece quando alguém faz derivações da rede de abastecimento sem que a água passe por um hidrômetro.

;Isso representa um consumo evadido de água estimado em cerca de 727 milhões de litros no ano de 2017", declara o gerente. O valor equivale a um prejuízo de R$ 43,5 milhões. ;Como a utilização integra o índice de perdas da Caesb, que também compõe a tarifa, aqueles consumidores que estão regulares acabam, mesmo que indiretamente, arcando com o custo da água consumida irregularmente;, completa.
[VIDEO2]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação