Cidades

Governo entrega 50 novos ônibus com sistema de biometria facial

GDF anunciou, também, renovações no sistema de transporte em Planaltina, que garante 246 viagens a mais na região

Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 24/01/2018 11:54
Samambaia, Sobradinho, Guará, Planaltina e Plano Piloto serão as regiões beneficiadas. Veículos começam a rodar na próxima segunda-feira (29/1)
Começam a circular na próxima semana os 50 novos ônibus entregues nesta quarta-feira (24/1) pela Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob). O reforço vai atender, em um primeiro momento, regiões de Planaltina, Plano Piloto, Guará, Sobradinho e o câmpus na Asa Norte da Universidade de Brasília (UnB). Segundo o Governo, a frota estreia na segunda-feira (29/1).


Todos os veículos contam com o sistema de biometria facial. A tecnologia, segundo o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno, vai combater possíveis fraudes. "Além disso, os ônibus vão contar com sistema de GPS e comunicação eletrônica do motorista com a central. Tudo isso trouxe mais economia e agilidade para a população do DF", completou Fábio.
O executivo local informou, ainda, que os novos ônibus substituem os antigos, apesar da última renovação de frota ter acontecido há quatro anos ; a renovação precisa acontecer, obrigatoriamente, de sete em sete anos. A pasta pretende substituir 2,7 mil ônibus que circulam pela capital, mas não estimou uma previsão de término.
Rollemberg, também em discurso durante a solenidade, apontou que a entrega desta quarta servirá para desafogar o número de roubos em coletivos pelo Distrito Federal. "Acompanho os indicadores da segurança pública e hoje mesmo vi que houve redução de 40% de roubos e assaltos em coletivos. O trabalho que estamos fazendo auxilia para essa redução. Esse é mais um passo para a modernização urbana do DF", declarou o governador.
[SAIBAMAIS]A entrega faz parte de um projeto previsto pelo Programa de Mobilidade Urbana, o chamado Circula Brasilia, que foi lançado em 2016 pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg. A cerimônia contou, também, com a presença do diretor-geral do Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF), Silvain Fonseca, e do presidente da Companhia do Metropolitano (Metrô/DF), Marcelo Dourado.

Planaltina ganha reforço nas linhas

O sistema de transporte da cidade conta, agora, com mais linhas ; 246 a mais diariamente, o que significa aumento de 40% na oferta ; e um número maior de horários. "Esse é só o primeiro passo em Planaltina. Fizemos melhorias no transporte de Samambaia, inclusive. Ao longo de 2018 faremos novos anúncios", declarou o secretário Fábio Damasceno.

Rodrigo e Márcia Rollemberg visitam interiores dos veículos: entrega promete diminuir número de roubos em transporte

Extensão do Metrô e novas vias para ciclistas

Ainda em pronunciamento, Rollemberg destacou a assinatura, que ocorreu na manhã de segunda-feira (22/1), em ato solene no Palácio do Planalto em conjunto ao presidente da República, Michel Temer. Na ocasião, o governo federal e distrital assinaram um documento para liberar licitações de extensão da estatal em regiões de Samambaia.
Com a liberação, o governo prometeu começar os trabalhos para expandir o serviço em duas linhas por Samambaia, com extensão de 3,6 km, além de recursos federais para a renovação de equipamentos e manutenção da estatal. "Também aguardamos que o Ministério das Cidades libere logo a futura extensão em Ceilândia e a construção da primeira linha na Asa Norte. Só falta liberarem", prometeu.

Assim como a melhoria no sistema de transporte, o governador destacou outras obras feitas e em andamento em seu mandato, como por exemplo, a ampliação de ciclovias pelo DF e entorno. "Foram ciclovias feitas na estrada parque e na DF 290. É um conjunto de ações do governo. Próxima semana faremos outros anúncios", concluiu Rollemberg.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação