Cidades

PM reforça fiscalização do trânsito no carnaval a partir de sexta-feira

Operação Lei Seca é o foco do Comando de Policiamento de Trânsito da PM, que vai atuar de forma intensa até a quarta-feira. PRF e Detran também fazem operações

Augusto Fernandes
postado em 08/02/2018 12:00
Serão seis dias de fiscalização, e aproximadamente 100 militares atuarão durante o carnaval
Aproximadamente 100 policiais militares do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTrans) vão reforçar as fiscalizações para flagrar motoristas que desrespeitem a lei seca durante os dias de carnaval. A atuação dos militares começa na noite de sexta-feira (9/2) e dura até a quarta-feira de cinzas (14/2).

O CPTrans estará presente nas rotas de saída de locais com maior aglomeração de pessoas, como clubes, bares e bailes carnavalescos. Por dia, a estimativa é de que sejam feitas entre nove e 12 ações de fiscalização. Comandante do CPTrans, o coronel Alexandre de Souza Oliveira diz que o objetivo da corporação é permitir um carnaval mais seguro.

"Queremos reduzir o número de mortes causadas por motoristas alcoolizados. O foco será na operação lei seca, porque o consumo de álcool no carnaval é maior. Mas também vamos autuar motoristas que estão sem cinto ou dirigindo ao celular e quem estiver fazendo transporte pirata. Vamos agir de forma constante para evitar transtornos", explica.

[SAIBAMAIS]A recomendação do coronel é que os foliões utilizem outros tipos de transporte durante os dias de festa e não dirigam alcoolizados. "Hoje em dia, existem muitas opções. Além dos transportes por aplicativos, é possível optar pelo motorista da vez, quando um dos amigos aceita não ingerir álcool para poder dirigir", aconselha.

PRF e Detran também farão fiscalizações


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciará as fiscalizações na noite desta sexta-feira. A Operação Carnaval 2018 vai até a quarta-feira de cinzas e tem como objetivo reforçar o policiamento em locais e em horários de maior incidência de criminalidade.

Por sua vez, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) trabalha desde o último sábado (3/2) com a Operação Festa Segura, que dura até o dia 15 de fevereiro. O órgão pretende aumentar a fiscalização de trânsito nas proximidades de bares, clubes, casas noturnas e blocos de carnaval. Serão 120 pontos do DF com policiamento do Detran, que também usará drones da Unidade de Operações Aéreas (UOPA).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação