Cidades

Muita diversão e poucas ocorrências no primeiro dia de carnaval no DF

Os principais blocos deste sábado reuniram mais de 40 mil pessoas. Até o fim da noite, a PM não registro nenhuma ocorrência grave

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 10/02/2018 22:10
Somente o bloco Galinho de Brasília atraiu mais de 10 mil foliões neste sábado
O primeiro dia oficial do carnaval de Brasília, neste sábado (10/2), teve animação e diversão de sobra e nenhuma ocorrência policial grave. Os foliões lotaram os principais blocos que saíram às ruas.
Os destaques foram o Galinho, que no Setor de Autarquias Sul reuniu 20 mil pessoas, e a junção do Tuthankasmona e do Essa Boquinha já Beijei, no Eixo Monumental, que também concentraram mais de 15 mil foliões, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal.
Outro bloco que conseguiu juntar muita gente foi o Concentra mas não sai, na comercial da 404/405 Norte. O público foi estimado pela PM em 2 mil pessoas, que curtiram a festa ao som de samba, funk e pop, sem precisar seguir o trio. Já o Santo Pecado atraiu outros 1,5 mil à Ponte JK.

Ocorrências


Até as 22h30, a PM não havia informado nenhuma ocorrência grave. No Galinho, um homem foi preso por desacato a autoridade, após tentar furar uma barreira policial e empurrar e tentar agredir uma militar.
No mesmo bloco também foi preso o foragido da polícia José Evaldo de Souza. Ele estava vigiando carros nas proximidades quando foi abordado. Os militares consultaram o sistema e encontraram um mandado de prisão por roubo contra o homem. Ambos foram encaminhado para a 5; DP (Asa Norte).
Ainda no Galinho, a PM apreendeu um menor, de 17 anos, que realizava furtos de celulares. Ele foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente. Já na região próximo à Funarte, onde aconteciam o Tuthankasmona e o Essa Boquinha já Beijei, um homem foi detido por porte de drogas.


Esquemas especiais

Com o objetivo de garantir a diversão com segurança aos foliões, a PMDF colocou, neste sábado, 900 militares para realizar o monitoramento das comemorações, além das rondas e policiamento usual nas regiões administrativas.
Os agentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) também fazem força-tarefa para dar fluidez ao trânsito sem prejuízo aos pedestres. Nas últimas 24 horas, o órgão removeu 90 veículos, autuou 42 condutores por alcoolemia e outros dois foram conduzidos à delegacia por estarem dirigindo com a carteira suspensa.
Funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também trabalham na limpeza dos blocos, mas contam com a ajuda dos próprios organizadores das festas. Os blocos que tiverem melhor desempenho na missão de remover a sujeira, vão ganhar certificado. A ação faz parte da campanha educativa Bloco Brasília Limpa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação