Cidades

Novacap instala sensores contra novos riscos de queda no Eixão Sul

Ação aconteceu na tarde deste domingo (11/2). Aparelhos vão medir vibrações dos carros pelas extremidades do viaduto

Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 11/02/2018 23:10
Além da instalação de sensores, as obras para o escoramento do viaduto com pilares de aço continuam

Equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) começaram a instalar, na tarde deste domingo (11/2), sensores para monitorar o Eixão Sul. O local ainda passa por intervenções após o acidente.

[SAIBAMAIS]O objetivo da Novacap é evitar riscos de novas quedas como a da última terça-feira (6/2), onde parte da estrutura desabou na Galeria dos Estados. A Ponte do Bragueto também recebeu os aparelhos. O espaço deve ser liberado para pedestres na próxima quinta-feira (15/2), de acordo com previsão do órgão.
Segundo o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto, a instalação vai assegurar a segurança de pedestres e motoristas. "Os sensores vão monitorar qualquer tipo de movimento desse viaduto", explicou. Os aparelhos vão funcionar como uma espécie de alerta sobre o mínimo sinal de tremor. Eles vão medir os movimentos dos carros pelas extremidades.
Quanto ao vão que dá acesso às lojas, a Novacap colocou um acelerômetro tridimensional, instrumento que também vai permitir analisar os níveis de vibração das vias. "O material é de alta resistência, e, com qualquer movimentação na estrutura, ele vai trincar. Isso serve de alerta para que possamos tomar algum outro tipo de decisão", completou Menegotto
Para o controle dos aparelhos, a companhia montou uma central pelo canteiro de obras. Além da instalação de sensores, as obras para o escoramento do viaduto com pilares de aço continuam. Outra medida é a implantação de alças e as intervenções para o alargamento da via com o intuito de melhorar o trânsito pela região.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação