Cidades

Mudança na velocidade de vias da Ceilândia começa esta semana

A alteração, que ocorreu em pelo menos outras sete pistas do DF, contribui para diminuir acidentes, segundo especialistas

Sarah Peres - Especial para o Correio, Ludmila Rocha - Especial para o Correio, Renata Nagashima*
postado em 19/02/2018 06:00
O limite das duas vias passará de 60 km/h para 50 km/h. Nos últimos cinco anos, só na N3, que liga a BR-060 à BR-070, foram registradas 12 mortes. Objetivo é conscientizar motoristas
A redução de velocidade nas vias N2 e N3 de Ceilândia começará esta semana. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) iniciará a troca das placas de 60 km/h para as de 50 km/h. Por enquanto, os motoristas que desrespeitarem o novo limite não serão multados, haverá apenas blitze educativas. Pelos menos outras sete vias do Distrito Federal passaram pela mesma mudança. Segundo especialistas, a alteração tende a reduzir o número de acidentes e não compromete a fluidez do trânsito.

Nos últimos cinco anos, somente na N3 ; que liga a BR-060 à BR-070 ; foram registradas 12 mortes. ;A proposta é mudar o comportamento do condutor e reduzir os atropelamentos e acidentes em geral;, afirma o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca. Em 2017, as duas vias receberam lombadas para induzir os motoristas a diminuírem a velocidade.

As mudanças são parte de um projeto da equipe de Engenharia de Trânsito do órgão e, segundo a diretora, Daniele Valentini, estudos mostram que a redução das velocidades não impactará na fluidez do trânsito. ;Na N3, que é uma via de aproximadamente sete quilômetros, por exemplo, o motorista perderá apenas um minuto se fizer o mesmo trajeto a 50 km/h, e não a 60 km/h. Isso porque, em média, as pessoas já andam abaixo da velocidade;, analisa.

A dona de casa Marlene dos Santos, 62 anos, elogia a mudança. Segundo a moradora do P Norte, a alteração beneficiará pedestres e ciclistas. Ela relata que os veículos passam por essas vias em alta velocidade, desrespeitam faixas de pedestres e causam acidentes. ;Agora, tendo que dirigir mais devagar, vai ficar mais fácil eles pararem para nós, pedestres. E, com certeza, a diminuição dos acidentes vai transmitir mais segurança para a população que passa por esses locais;, acredita.

Já para o autônomo Edimilson Silva, 53, a diminuição da velocidade máxima na via N2 pode prejudicar os condutores que fazem o trajeto pela região diariamente. ;Essa é umas das pistas que têm mais fluxo em Ceilândia. Então, acho que isso pode atrapalhar um pouco. Depois que colocaram mais semáforos, o engarrafamento aumentou;, opina.

De acordo com o especialista em trânsito e professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB) Paulo César Marques, as medidas não alteram o fluxo nas vias. ;Vivemos em uma sociedade que tem a cultura da velocidade. Então, quando se fala em redução, o senso comum tende ao pensamento de que as pessoas passarão mais tempo presas em congestionamentos. Mas essa é uma relação errada, a variação de tempo é completamente insignificante. Agora, o impacto nos acidentes é, sim, muito grande;, salienta.


Outras alterações


Além de Ceilândia, alterações semelhantes ocorreram em Águas Claras, Taguatinga, Lago Norte e, recentemente, no Noroeste (veja quadro). Segundo Danieli Valentini, após a redução da velocidade nas duas primeiras regiões administrativas, os acidentes sem morte caíram 35% e 48%, respectivamente. ;Por conta dos bons resultados, temos planos para implementar reduções também nas transversais de Ceilândia até Taguatinga, em algumas vias de Samambaia e no contorno do Gama;, informa.

Entre os motoristas que trafegam por essas regiões, a medida divide opiniões. O servidor público Reynaldo Barbosa Lima, 62, morador do Taquari que dirige pela EPPN, principal pista do Lago Norte, acredita que a ação é fundamental para o trânsito. Lá, a redução de 70km/h para 60km/h ocorreu em 28 de novembro de 2017. ;Concordo que o Detran deve, sim, tomar medidas extremas como essas. As pessoas não se preocupam em dirigir com segurança. Particularmente, acho que falta consciência, respeito e cidadania por parte dos motoristas. Eles precisam compreender que colocam em risco a própria vida e a dos outros;, afirma.

João Pedro Pereira de Queiroz, 23, morador da região do Setor Terminal Norte (STN), onde a velocidade também caiu para 60 km/h, não concorda com a mudança. ;Acho que a redução naquela via é uma coisa sem necessidade. Acredito que é uma atitude desrespeitosa com os motoristas, pois, para mim, atrapalhou o andamento do trânsito. Ainda não houve uma campanha de conscientização sobre a redução, só soube quando vi a placa, com a nova velocidade, já em cima do pardal;, diz.

Tendência


Para Paulo César, da UnB, essa é uma tendência que deve ser seguida. ;Em todos os países que adotaram a medida, houve redução drástica dos números de acidentes de trânsito. O mesmo pode ser visto nas vias de Brasília que passaram pelo processo;, ressalta.

Também docente do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB e do Programa de Pós-graduação em Transportes, a professora Michelle Andrade concorda que a medida é adequada. ;Uma velocidade na ordem de 60km/h em local no qual há compartilhamento de espaço com pedestres ou ocupação de área lindeira (comércio) é incompatível com as condições de deslocamento a pé;, explica.

Michelle esclarece, ainda, que a diminuição de velocidade tem impacto na gravidade dos acidentes. ;Uma diminuição de 10km/h pode significar a diferença entre a morte e lesões. O ideal seria até, no máximo, 30km/h nessas áreas (de divisão com pessoas). Essa é uma tendência mundial, vista em cidades como Nova York e Paris, que implementaram a chamada Zona Trinta, onde só se trafega a até 30km/h. Nessa velocidade, caso aconteça um acidente, o motorista tem tempo de reação maior, possibilitando a realização de uma manobra de frenagem;, detalha a docente.

Outras capitais chegaram a seguir esse movimento. Em julho de 2015, os motoristas de São Paulo tiveram de se acostumar a tirar o pé do acelerador em vias movimentadas, como as marginais Tietê e Pinheiros. A administração municipal limitou a máxima dos velocímetros em 50km/h nas pistas locais; 60km/h nas centrais; e 70km/h nas expressas. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego da região, um ano após a adoção da medida, houve redução de 52% nos acidentes de trânsito. No ano passado, no entanto, as vias locais e centrais voltaram para 70km/h e as expressas, para 90km/h. O número de acidentes nos três primeiros meses daquele ano aumentaram em 67% na comparação com o mesmo período de 2016.

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer


Redução para reforma na EPTG

Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), o trecho próximo à Faculdade Mauá, em Vicente Pires, no sentido Plano Piloto-Taguatinga, terá a velocidade máxima reduzida de 80km/h para 60km/h, a partir de quarta-feira. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) instalará placas de sinalização indicando o novo limite. O motorista que não respeitá-lo será multado. A mudança ocorre por conta das obras que terão inicío na quinta-feira, a fim de ampliar a terceira faixa da direita, nos dois sentidos da via. Durante o período, o fluxo de veículos será permitido em parte da faixa exclusiva. No sentido Taguatinga-Plano Piloto, as alterações na via serão a 500m do viaduto Israel Pinheiro e acabam no trecho próximo à Residência Oficial do governador, em Águas Claras.

Reduções por região


CEILÂNDIA
Fevereiro de 2018
A velocidade nas vias N2 e N3 será reduzida de 60 km/h para 50 km/h. Ainda não há data para que os motoristas comecem a ser multados caso desrespeitem o novo limite.

ASA NORTE
Janeiro de 2018
O Setor Terminal Norte (STN) teve o limite máximo reduzido de 70km/h para 60km/h. No fim da via, que interliga a W3 Norte à DF-003 (Epia), o Detran também instalou um equipamento redutor de velocidade. Naquele mesmo ano, quatro acidentes foram registrados na via.

NOROESTE
Dezembro de 2017
Na via que liga a Epia à W3 Norte, na área da 2; Delegacia de Polícia, houve redução de 70km/h para 60km/h. No local, equipamentos foram instalados para multar os motoristas que ultrapassarem a velocidade estabelecida.

LAGO NORTE
Novembro de 2017
Diminuição da velocidade na Estrada Parque Península Norte, principal via de acesso ao Lago Norte, de 70km/h para 60 km/h. Ainda não há informações sobre mudanças no número de acidentes.

TAGUATINGA
Junho de 2016
Redução das velocidades das avenidas Comercial e Samdu, de 60 km/h para 50 km/h. Em 2016, ocorreram três acidentes fatais na Comercial Norte e, em 2017, nenhum. Na Samdu, não houve registro de acidente fatal em 2016 e foi registrado acidente com morte em 2017.

ÁGUAS CLARAS
Março de 2016
Alteração das velocidades das avenidas Araucárias e Castanheiras, de 60 km/h para 50km/h. Na avenida Araucárias, antes da redução, em 2016, houve um acidente fatal. Em 2017, não aconteceram acidentes com mortes. Já na Castanheiras não houve acidentes fatais em 2016 nem em 2017.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação