Cidades

MP estende prazo para GDF explicar como ocorre manutenção de pontes

Governo terá até 26 de fevereiro para prestar esclarecimentos sobre pontes e viadutos. Pedido de esclarecimentos foi feito após a queda de parte da estrutura do viaduto do Eixão Sul

Isa Stacciarini
postado em 19/02/2018 16:07
Governo pediu prorrogação de 15 dias para enviar resposta ao Ministério Público, mas promotores só acataram a extensão por 10 dias
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) estendeu até a próxima segunda-feira (26/2) o prazo para que o Governo do Distrito Federal (GDF) explique como funciona a manutenção de pontes e viadutos. O MP atendeu parcialmente ao pedido do Executivo local, que havia solicitado mais 15 dias para prestar esclarecimentos, e concedeu 10 dias. O novo período começou a ser contado na última quarta-feira (14).

[SAIBAMAIS]Depois que parte do viaduto do Eixão Sul cedeu, em 6 de fevereiro, o MPDFT pediu que a Defesa Civil fizesse a fiscalização de todas as pontes e viadutos que constavam no relatório do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). O documento de 2011 já alertava do perigo de algumas estruturas. Na resposta ao MPDFT, técnicos precisarão mostrar o estado de conservação das pontes e dos viadutos, além das providências a serem tomadas.

Na noite desta segunda-feira (19/2) uma equipe técnica vai se reunir para começar a unificar as respostas dos órgãos. Fazem parte do grupo servidores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinesp). ;Cada órgão está preparando a sua resposta para fazermos um documento conjunto a ser enviado ao Ministério Público;, explicou o diretor-geral do DER-DF, Márcio Buzar.

Análise

No domingo (18), técnicos terminaram de retirar concreto, aço e cabos para análise de professores da Universidade de Brasília (UnB). Segundo Márcio Buzar, os estudos começaram a ser feitos efetivamente nesta segunda-feira (19) e os especialistas têm até sete dias para concluírem os ensaios.

Buzar disse que, até o fim do mês, haverá uma posição sobre se o viaduto será reconstruído ou demolido para a construção de um novo. ;Depois da inauguração dos desvios para os carros, teremos tranquilidade para tomar a melhor decisão. Tudo o que for definido precisa estar respaldado por informações técnicas, tanto no sentido de reforma quanto reconstrução;, explicou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação