Cidades

Registros de estupros crescem em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2017

Em fevereiro deste ano, houve o registro de 64 estupros no DF, 22 a mais que em fevereiro de 2017. Demais crimes apresentaram queda

Augusto Fernandes
postado em 05/03/2018 16:20
Números foram divulgados em coletiva de imprensa pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social
No mês passado, os registros de estupro no Distrito Federal tiveram aumento de 52,4% em comparação a fevereiro do último ano. O Balanço da Segurança, feito pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF), mostra que, em fevereiro passado, 64 estupros foram registrados, enquanto o número na mesma época de 2017 foi de 42.
Quando se analisam os dados de estupros ocorridos (um dado diferente, pois o registro nem sempre é feito no mês em que o crime acontece), o número se manteve igual: 42 tanto em fevereiro de 2018 quanto no mesmo período de 2017.

Para a delegada Sandra Melo, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), a denúncia do crime é muito importante, uma vez que, na maior parte das vezes, o agressor conhece a vítima. É o caso de 32 dos 42 crime ocorridos no mês passado. Além disso, 18 dessas agressões foram contra vulneráveis.

"O Brasil é um dos países em que mais acontecem agressões contra a mulher. Somente com a divulgação desses crimes é possível combater os responsáveis. São crimes que tendem a progredir. Começam com ações que são perceptíveis, como xingamentos e empurrões, e migram para algo mais grave se a vítima não procura ajuda", explica.

De acordo com o secretário da SSP, Cristiano Sampaio, o combate ao estupro é um dos focos das forças de segurança do DF. "Precisamos manter a atenção. Mapear onde os crimes são feitos, para identificar as manchas criminais e aumentar o policiamento. Além disso, fortalecer as campanhas contra o estupro", ressalta.

Outros crimes


Ainda segundo as estatísticas da SSP, outros tipos de crime registraram queda, como os crimes violentos letais intencionais (CVLI;s) e os crimes contra o patrimônio (CCP;s). No mês passado, foram 50 CVLI;s, entre homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte, contra 54 em fevereiro de 2017, o que significa uma queda de 7,4%.

Com relação aos CCP;s, 4.051 foram registrados no último mês. O número foi 23,4% menor em comparação a fevereiro do ano passado, que contabilizou 5.289 crimes desse tipo. Apenas um dos CCP;s teve alta. Em fevereiro deste ano, aconteceram 176 roubos em comércio, contra 157 no mesmo período de 2017, alta de 12,1%. Nos demais, houve 832 casos a menos de roubos a pedestre, 105 de roubos de veículo, 113 de roubos em transporte público, 24 de roubos a residências e 183 de furtos em veículos.

A quantidade de tentativas de homicídio também caiu. No mês passado, o número foi de 79, ao passo que, em fevereiro de 2017, foram registrados 85 crimes do tipo. Assim como em fevereiro do ano passado, as tentativas de latrocínio permaneceram com a mesma estatística: 14.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação