Cidades

Praça Lucio Costa é revitalizada e ganha nova iluminação

A reforma da praça, em frente ao Conjunto Nacional, preservou o modelo projetado pelo urbanista na construção de Brasília

postado em 13/03/2018 22:00
Cerimônia de reabertura da Praça Lucio Costa aconteceu na noite desta terça-feira (13/3)
A Praça Lucio Costa, em frente ao Conjunto Nacional, foi reaberta para a população na noite desta terça-feira (13/3), após revitalização. A reforma preservou o modelo projetado pelo urbanista na construção de Brasília, tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Durante a reinauguração, o governador Rodrigo Rollemberg ressaltou a importância de se preservar a capital. ;Aos poucos o governo tem recuperado e devolvido à cidade os seus espaços públicos e culturais;, observou, citando ainda a recuperação do Centro de Dança, reaberto em 28 de fevereiro, além das obras no Espaço Renato Russo e no Museu de Arte de Brasília. ;Agora o Conjunto Nacional, em parceria com o governo, fez a recuperação da Praça Lucio Costa, ponto de entretenimento e de lazer da população;, comemorou.

O trabalho consistiu na renovação dos pisos e implantação de nova iluminação pública. O jardim também passou por manutenção. O objetivo foi resgatar o projeto original e oferecer mais segurança e conforto a quem passa pelo local. A infraestrutura foi custeada pelo Conjunto Nacional. No total, foram destinados cerca de R$ 800 mil para a revitalização da praça. O projeto foi desenvolvido pelo paisagista Fábio Camargo, sob coordenação da equipe de arquitetura do shopping.

Toda a reforma foi supervisionada e aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação e pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). O Governo do Distrito Federal ficou responsável pela iluminação pública e investiu R$ 160 mil em 17 postes de aço com 5 metros de altura e 18 luminárias do tipo de multivapor metálico ; com potência de 250 watts.

As melhorias integram a revitalização da plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, área com cerca de 100 mil m;, por onde passam mais de 700 mil pessoas todos os dias. A reforma teve início no fim de setembro de 2017 e a previsão é de que todo o projeto esteja concluído no primeiro semestre de 2018. Além da Praça Lucio Costa, o Executivo local concluiu a iluminação da Praça Zumbi dos Palmares no local.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação