Cidades

Chuvas fortes deixam o Distrito Federal em estado de alerta

A previsão é de que as chuvas fortes, que marcaram a noite de sexta-feira, continuem no fim de semana

Renata Rios
postado em 24/03/2018 11:02

A previsão é de que as chuvas fortes, que marcaram a noite de sexta-feira, continuem no fim de semana

Após uma madrugada de chuva forte, Brasília amanhece com sábado nublado a encoberto, pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. "Para o fim de semana o Inmet já emitiu um alerta que contempla Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Brasília. A previsão é que essa região tenha chuvas fortes", informa o meteorologista Hamilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

"Essa semana tivemos pancadas de chuvas mais intensas em algumas áreas e esse clima deve continuar durante o fim de semana", explica. A previsão, tanto no sábado, quanto no domingo, é de máxima de 27;C. Já a mínima, que acontece durante a madrugada, fica em 18;C. A umidade relativa do ar se mantém elevada e fica entre 95% e 50%. No domingo, a expectativa é de dia parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Sobre o racionamento, Hamilton se mostra otimista: "As chuvas continuam acima da média. Esse mês já estamos cerca de 16% acima", comemora. Até agora, os pluviômetro registraram 210mm, enquanto a média do mês é de 180,6mm. O meteorologista ainda ressalta que esse é o primeiro ano que as chuvas fecham acima da média na capital. "Nos últimos três anos tivemos chuvas abaixo da média. Isso colabora, entre outros fatores, para a crise hídrica que vivemos", pontua.

Cuidados
Devido ao risco de chuvas fortes, o Inmet alerta de alguns cuidados que a população deve ter:

  • Caso haja rajadas de vento, não se abrigue embaixo de torres, outdoor e árvores, pois há risco e queda ou de descargas elétricas.

  • Evite usar aparelhos eletrônicos conectados à tomada

  • Em caso de emergências ou informações, entre em contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação