Injeção de hormônio sintético pode ajudar no tratamento da obesidade

Agência France-Presse
postado em 13/07/2009 17:21
Cientistas americanos conseguiram, através da injeção de um hormônio sintético, fazer ratos perderem 25% de seu peso e reduzir em 42% a massa de gordura dos roedores, informou a revista especializada Nature Chemical Biology. Estes resultados espetaculares, publicados nesta segunda-feira por esta revista do grupo Nature, foram obtidos em uma semana, e ficariam ainda melhores se o tratamento for repetido, de acordo com suas conclusões. [SAIBAMAIS]Richard DiMarchi, da Universidade de Indiana, e seus colegas desenvolveram um hormônio híbrido a partir de dois hormônios naturais: o glucagon e um hormônio análogo, o GLP-1 (glucagon-like peptide-1), que regulam o metabolismo da glicose. Apesar de terem uma estrutura semelhante, eles têm funções biológicas diferentes. Estudos anteriores mostraram que podem suprimir o apetite ou fazer perder peso aumentando o número de calorias queimadas pelo corpo. Porém, todo o potencial terapêutico destes hormônios ainda não é conhecido, observou a revista. É claro que a realização de várias pesquisas complementares é essencial antes que este hormônio híbrido possa ser injetado nos humanos. Porém, os resultados abrem novas perspectivas no tratamento da obesidade, segundo os autores do estudo.