Ciência e Saúde

Corante usado em M e Gatorade é injetado em camundongos e o faz voltar a andar

postado em 29/07/2009 08:15

Vez ou outra, a ciência faz descobertas impressionantes em lugares inimagináveis. Foi nos populares confeitos M;s, vendidos a cerca de R$ 1,30 em qualquer loja de conveniência ou supermercado, que especialistas do Centro Médico da Universidade de Rochester, no estado de Nova York, encontraram uma potencial arma contra lesões na medula espinhal. Na embalagem das pastilhas de chocolate, a palavra ;azul brilhante; quase passa desapercebida na descrição dos ingredientes. No entanto, o corante Azul Brilhante G (BBG, pela sigla em inglês) mostrou-se eficaz em amenizar os ferimentos e acelerar a recuperação dos pacientes. A pesquisa foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas).

Em entrevista ao Correio, a neurofisiologista dinamarquesa Maiken Nedergaard, principal autora do estudo, explicou que o BBG funciona como um antagonista para os P2X7, receptores de adenosina trifosfato (ATP, pela sigla em inglês). A ATP é uma substância considerada fonte de energia vital, que mantém vivas as células do corpo. ;Uma vez liberada nas células lesionadas da medula, a ATP se cola aos receptores P2X7 e leva à inflamação;, afirmou. ;Apesar de o processo inflamatório ser uma resposta apropriada do corpo ao ferimento, o inchaço ocasionado corta o suprimento de sangue e leva à morte tecidos adicionais, durante o processo de lesões secundárias;, acrescentou. São os receptores P2X7 que permitem à ATP se agarrar aos neurônios motores e enviar até eles uma profusão de sinais elétricos capazes de levá-los à morte. O BBG impede a ATP de se unir aos P2X7.

O acoplamento da ATP ao P2X7 é comum depois de graves traumas na medula. ;Estima-se que mais tecidos morram entre dois e quatro dias depois do acidente, quando os médicos observam uma deterioração do quadro clínico;, comentou Nedergaard. Ao injetarem BBG em camundongos, os cientistas constataram que a substância reduziu a lesão secundária, ao aliviar a inflamação. O aditivo também é usado na bebida energética Gatorade.

Nedergaard e seus colegas partiram do pressuposto de uma pesquisa publicada em agosto de 2004 pela revista Nature. Naquele estudo, o mesmo estabelecimento detalhou como a ATP rapidamente se ;deslocava; para a área ao redor da lesão na medula espinhal, pouco depois do acidente, e paradoxalmente matava células saudáveis. A partir dessa observação, os cientistas passaram a compreender como a lesão secundária de estabelecia e perceberam que a oxidação de ATP poderia frear esse efeito nocivo. Agora, eles já sabem que a injeção de BBG em roedores com medula lesionada tem o mesmo benefício. O composto interrompe a cascata de eventos moleculares que provocam danos adicionais à medula e, ao contrário do ATP oxidado, pode ser aplicado em seres humanos sem que haja riscos à saúde.

Azulados
Na nova pesquisa, a equipe de Nedergaard concluiu que os camundongos injetados com BBG tiveram uma melhora tão significativa que conseguiram voltar a andar, ainda que com claudicação. Por sua vez, os animais que não receberam a solução com o corante jamais tornaram a se movimentar. Nem mesmo um efeito colateral ;bizarro; foi capaz de desanimar os especialistas do Centro Médico da Universidade de Rochester. ;Os camundongos que receberam o BBG ficaram azulados durante uma semana. Os humanos também ganhariam a mesma cor, se recebessem a substância nas veias;, relatou Nedergaard. ;Mas nós descobrimos que o BBG não teve efeito algum sobre parâmetros vitais importantes, como a temperatura corporal e a taxa de batimentos cardíacos.; A autora garante que a coloração azulada é um efeito colateral apenas cosmético, sem qualquer implicação para a saúde dos animais.

Co-autor da pesquisa e chefe do Departamento de Neurologia da instituição, Steven Goldman disse que a medicina ainda não dispõe de tratamento eficiente para uma lesão aguda na medula espinhal. ;Nossa esperança é de que esse trabalho levará a um agente seguro e prático, que pode ser dado a pacientes logo depois da lesão, com o propósito de minimizar o dano secundário ao órgão;, aposta. Nedergaard acredita que em breve terão início os testes clínicos com seres humanos. ;O próximo passo de nosso estudo são os pacientes. Esperamos iniciar os testes clínicos já no outono (primavera no Hemisfério Sul), contou a principal responsável pela descoberta.

Apesar de evitarem a palavra ;cura;, Nedergaard e Goldam estão otimistas sobre a possibilidade de o achado abrir as portas para novos tratamentos de lesões agudas da medula espinhal nos próximos anos. Tudo por conta de uma substância presente em produtos reverenciados por crianças, adultos e atletas. Um composto capaz de fazer a medicina regenerativa caminhar a passos cada vez mais largos.

; SUBSTÂNCIA INÓCUA

O Azul Brilhante G (BBG, pela sigla em inglês) é um corante comum e inofensivo, usado inclusive na confecção de ovos de Páscoa nos Estados Unidos, nos confeitos M;s e nos isotônicos Gatorade. Os especialistas planejam mais testes para comprovar que a substância, derivada do corante Azul Número 1, não provocaria danos aos seres humanos quando administrada em grandes quantidades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação