Ciência e Saúde

Cientistas criam método para produzir hidrogênio por fotossíntese

Agência France-Presse
postado em 29/07/2009 20:11
PARIS - Pesquisadores desenvolveram uma técnica capaz de produzir hidrogênio por fotossíntese, graças a enzimas capazes de converter a energia luminosa em energia química, revelou nesta quarta-feira (29/7) o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS).

Estas enzimas, chamadas de hidrogenases, até o momento eram inibidas e se tornavam improdutivas na presença do oxigênio.

Para superar este obstáculo, uma equipe de pesquisadores franceses, espanhóis e alemães, que publica seu trabalho no Journal of the American Chemical Society, melhorou a tolerância das hidrogenases ao oxigênio. Para tal, os pesquisadores substituiram os resíduos hidrófobos no canal de difusão do gás por metioninas, que são aminoácidos com base na biossíntese de proteínas.

O hidrogênio constitui potencialmente uma fonte inesgotável de energia desde que provenha de fontes renováveis, o que não é o caso do petróleo.

O interesse no processo de fotossíntese, que utiliza microalgas e certos tipos de bactérias, "reside no fato de que a fonte de energia, a luz, e a fonte de elétrons e prótons, a água, são recursos inesgotáveis no nosso planeta", destaca a CNRS.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação