Ciência e Saúde

Simpósio integra biologia e ciências exatas

Pesquisadores de 12 países ministram palestras e apresentam pesquisas científicas interdisciplinares

postado em 04/08/2009 16:55
Como uma proteína se organiza dentro de uma célula? Quem ouve a pergunta já associa a resposta com a área de Biologia. No entanto, há pesquisas científicas que usam modelos matemáticos, físicos e computacionais para compreender e explicar fenômenos da natureza.

A pesquisa de doutorado do pesquisador da Universidade de São Paulo Marcelo Rossi é um exemplo. O engenheiro químico desenvolveu cálculos para explicar como funciona o sistema imunológico em pessoas com o vírus HIV. ;É um olhar matemático para compreender como funciona o corpo humano;, diz.

Fenômenos biológicos podem ser discutidos sob uma perspectiva física, matemática, computacional. É o que acontece nesta semana na UnB, na nona edição do Biomat, simpósio internacional interdisciplinar, que segue até o dia 6 de agosto no auditório da Faculdade de Tecnologia. São 45 pesquisadores de 12 países para ministrar palestras, além de doutores e mestrandos que apresentam pesquisas científicas, e minicursos.

Modelagem
O evento científico é abrangente. Trata de epidemiologia, dinâmica de populações, física biológica, computação biológica, dentre outros temas. ;O importante não é a formação acadêmica inicial, mas o interesse por modelagem de fenômenos biológicos;, diz Mondaini. Segundo ele, todos os temas são de linha de pesquisa de vanguarda.

São mais de 40 atividades, entre palestras e workshops. ;O Biomat é uma alavanca de desenvolvimento científico interdisciplinar;, afirma o presidente do Simpósio, Rubem Mondaini, professor da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE). Segundo ele, o encontro proporciona um rico intercâmbio. Pesquisadores de outros países podem se interessar em lecionar no Brasil e estudantes podem ter a oportunidade de desenvolver pesquisas no exterior.

É a primeira vez que o Biomat ocorre em Brasília. A última edição, em 2008, aconteceu em Campos do Jordão, interior de São Paulo. ;É um evento interdisciplinar internacional que integra Biologia, Matemática, Computação. É importante porque agrega várias áreas de conhecimento;, opina a professora Aletéia Patrícia Favacho de Araújo, do Departamento de Ciência da Computação.

O doutorado do pesquisador Marcelo Rossi, que integra matemática e medicina, será apresentado nesta terça-feira (4/8). ;Esse encontro tem trabalhos de altíssimo nível, pesquisadores do mundo inteiro. Essa interdisciplinaridade é uma forte tendência;, diz ele.

Estudantes da UnB e interessados podem acompanhar as apresentações no auditório da Faculdade de Tecnologia, até o dia 6 de agosto, das 8h30 às 18h30.

SERVIÇO
Informações: http://www.biomat.org/

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação