Ciência e Saúde

Médico pede atenção a males da retina

Descolamento da membrana está relacionado a duas das quatro principais causas da cegueira. Diagnóstico precoce pode evitar perda de visão

Paloma Oliveto
postado em 05/08/2009 08:20
Acostumado aos oito graus de miopia no olho direito e cinco no esquerdo, o servidor público Sérgio Hamuche, 28 anos, não estranhou quando começou a ver pontinhos pretos movimentando-se à sua frente. Só foi se assustar com os clarões. ;É horrível. De uma hora para outra, você está enxergando normalmente, aí aparecem uns flashes;, diz. Como já sabia que tinha probabilidade de sofrer descolamento de retina por causa do distúrbio visual, não perdeu tempo. ;Procurei um oftalmologista, que me indicou um especialista em retina. O exame mostrou que ela estava deslocada. Fiz a cirurgia e não tive mais problemas;, conta.

Descolamento da membrana está relacionado a duas das quatro principais causas da cegueira. Diagnóstico precoce pode evitar perda de visãoNem todos, porém, conhecem os diagnósticos do problema, que, se não tratado, leva à perda da visão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 75% das cegueiras poderiam ser evitadas. Em todo o mundo, 161 milhões de pessoas têm visão reduzida, sendo que 37 milhões vivem na total escuridão. Quanto mais cedo for detectado o descolamento da retina, maior a chance de se recuperar. Por isso, o oftalmologista Elisabeto Ribeiro Gonçalves, presidente do 35; Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que ocorre em Belo Horizonte entre 24 e 27 de agosto, insiste na necessidade de discutir mais com a população as causas e os sintomas do descolamento de retina. ;Nos últimos anos, felizmente, o acesso aos serviços oftalmológicos melhorou muito, tanto na rede pública quanto na privada. Mas ainda há desinformação;, diz.

Responsável pela sensação da formação das imagens, a retina está relacionada a duas das quatro principais causas de cegueira. O descolamento da membrana atinge principalmente míopes e pessoas com mais de 50 anos, mas também pode ser decorrente de traumas na região ocular, como uma forte pancada no local. Tumores e inflamações são outros fatores de risco. Ela se descola do olho em consequência de buracos que vão aparecendo, principalmente na periferia da retina, que é mais fina. Com o rasgo, o líquido que preenche o olho se infiltra entre a membrana e a superfície do órgão.

Buracos
Segundo o oftalmologista Renato Braz Dias, chefe do departamento de retina e vítreo do Instituto de Olhos e Microcirurgia de Brasília, os míopes têm mais probabilidade de apresentar o problema, porque possuem olhos maiores que o normal e, para acompanhar esse alongamento, a retina fica esticada. Isso facilita o aparecimento dos buracos na membrana. ;Quanto maior o grau de miopia, mais a retina fica sujeita a degenerações;, diz.

Os sintomas ; moscas volantes, como são chamados os pontos pretos que acompanham a visão de quem sofre do mal, flashes, borrões e manchas ; podem não aparecer quando a pessoa sofre rasgos na retina. Por isso, é importante que míopes e idosos façam o exame preventivo periodicamente. Com colírios e um equipamento especial (veja arte), o especialista em retina é capaz de detectar se há riscos de a membrana se descolar. Caso apareçam lesões, as aplicações de laser resolvem o problema. ;Mas se a retina já estiver deslocada, o laser não adianta. Só mesmo a cirurgia;, adverte o médico Elisabeto Ribeiro Gonçalves.

A rapidez no diagnóstico é fundamental para o sucesso da operação. ;Quanto mais rápido ocorrer a cirurgia, maior a chance de recuperar a visão;, diz Renato Braz Dias. Depois de um mês, a membrana começa a ficar rígida, o que dificulta o trabalho do cirurgião. Segundo o presidente do Congresso Brasileiro de Oftalmologia, embora todas as operações tenham um grau de risco, o índice de intervenções bem-sucedidas é bastante alto. ;Não existe cirurgia simples, mas essa é muito segura;, diz Elisabeto Gonçalves.

; Além da estética

Quando se fala em plástica nos olhos, logo se pensa em intervenções estéticas, como retirada de rugas e bolsas de gordura. A cirurgia, contudo, está associada a problemas bem mais graves do que se imagina e abrange todas as patologias das pálpebras, da órbita e das vias lacrimais. O médico Eduardo Soares, fundador e chefe do Setor de Cirurgia Plástica Ocular do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), explica que as intervenções são necessárias para tratar diversas doenças, como blefarite e ptose, problemas que afetam a visão.

O médico pretende esclarecer aos colegas brasileiros e estrangeiros esperados no 35; Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em Belo Horizonte, as principais aplicações das oculoplásticas, como são chamadas as intervenções. Coincidentemente, Minas Gerais é o estado pioneiro na técnica, introduzida no Brasil na década de 1960. ;Não se pode pensar em plástica de olho somente como cosmética. Há pessoas que ficam deformadas por causa de lesões, e a intenção primordial da cirurgia é preservar a visão;, diz. ;E também há os pacientes deformados pela perda do globo ocular, que ficam segregados da vida social. Os implantes estéticos que fazemos devolvem essa vida a eles;, diz o professor da UFMG.

Segundo Eduardo Soares, em alguns casos, as cirurgias são necessárias mesmo em bebês. ;Algumas crianças são operadas nos primeiros dias de vida;, diz. Isso acontece quando são diagnosticadas com canal lacrimal obstruído, o que provoca um lacrimejar constante. A plástica também é indicada aos pequenos no caso de ptose, distúrbio caracterizado pela queda das pálpebras. Além do aspecto estético, a visão pode ser atingida, o que faz a intervenção necessária. As crianças com o problema devem passar pela cirurgia até os 6 anos, quando a formação do sistema ocular está completa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação