Ciência e Saúde

O problema da infertilidade

Paloma Oliveto
postado em 31/08/2009 10:49
Enquanto alguns homens apelam para a vasectomia, outros recorrem à medicina para ter filhos. Ao contrário do que se pensava no passado, a infertilidade não é um problema apenas feminino. Segundo o ginecologista e especialista em reprodução humana Vinícius Medina Lopes, diretor clínico do Instituto Verhum, a taxa de infertilidade entre homens pode ser até maior do que a verificada nas mulheres.

O médico explica que, em 50% dos casos, não é possível identificar o motivo pelo qual alguns homens não podem ter filhos. Entre os fatores mais conhecidos está a varicocele, doença caracterizada pela dilatação anormal das veias do testículo. Esse órgão precisa estar entre um e dois graus abaixo da temperatura do corpo para ser capaz de produzir espermatozoides. Quando as veias estão dilatadas, porém, há aumento do fluxo sanguíneo e, consequentemente, da temperatura.

A doença, de acordo com Medina Lopes, se desenvolve ao longo da vida e acomete até mesmo adolescentes. Segundo ele, o principal sintoma é a dor nos testículos, que pode afetar apenas um dos lados. O tratamento é cirúrgico. ;Às vezes, quando a descoberta é tardia, a varicocele pode levar à atrofia do testículo e aí não tem jeito;, diz.

[SAIBAMAIS] Em outros casos, o homem não consegue engravidar a parceira porque tem dificuldade de ereção. Quem sofre de impotência, porém, não necessariamente tem sêmen de má qualidade. Com tratamento, é possível reverter o problema. Mas, segundo o especialista em reprodução humana, muitos homens têm vergonha de falar sobre essa dificuldade ao médico.

Existem doenças genéticas que provocam a infertilidade masculina e, nesse caso, não há como tratá-las. Quem teve sequelas por causa de caxumba ou de doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia e clamídia, também só poderá ter filhos com técnicas de reprodução assistida. Outros fatores que levam à infertilidade são tabagismo, drogas, álcool e uso de anabolizantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação