Ciência e Saúde

Começa a primeira saída ao espaço de dois astronautas da Discovery

postado em 01/09/2009 20:14
Dois astronautas da Discovery estão realizando nesta terça-feira a primeira das três saídas ao espaço previstas na missão de nove dias da nave espacial americana atracada à Estação Espacial Internacional (ISS), confirmou a Nasa.

John Olivas e Nicole Stott saíram da câmara de descompressão da ISS às 21h49 GMT, exatamente na hora prevista quando a ISS estava a 350 quilômetros sobre o sul do Pacífico.

Durante a saída de 6 horas e 30 minutos, os dois astronautas desmontam um grande reservatório vazio de amoníaco da Estação - o produto serve para a refrigeração- para que ele possa ser alcançado pelo braço robótico da ISS que o colocará, posteriormente, no compartimento de carga da nave - processo realizado depois da instalação do novo reservatório de 800kg.

A segunda tarefa programada para esta primeira caminhada no espaço consiste em recuperar equipamentos de pesquisas instalados do lado de fora do módulo europeu Columbus da ISS para colocá-los no compartimento de carga do Discovery e serem trazidos de volta ao Planeta Terra.

Lançada da Flórida (sudeste) na noite de sexta-feira, a Discovery se conectou à ISS às 00H54 GMT de segunda-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação