Ciência e Saúde

Dengue: a culpa é do clima?

postado em 03/09/2009 11:04
Manila (Filipinas) - Dezoito milhões de habitantes, sendo que cerca de 3,9 milhões deles estão sem emprego. Parte da população carente vive amontoada em becos onde se ergueram imensas favelas ou às margens de esgotos a céu aberto. Algumas das casas improvisadas com tábua ou papelão têm o teto sustentado por pneus, um artifício para evitar a invasão das goteiras e a derrubada das moradias pela força dos ventos. Assim é Metro Manila - área que inclui a capital das Filipinas e um conjunto de cidades que a rodeia: cenário perfeito para a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Especialistas do país atribuem parte da responsabilidade pela situação endêmica ao aquecimento global, mas entram em choque com cientistas estrangeiros, que culpam apenas a falta de saneamento básico e a urbanização desenfreada.

Até a década passada, a capital das Filipinas registrava o pico de infecções entre julho e setembro, durante o período chuvoso. "Por causa das mudanças climáticas, agora vemos dengue o ano inteiro", confirma Filipinas Natividad, vice-presidenta da Divisão de Pesquisa e Biotecnologia do St. Luke%u2019s Medical Center, centro de referência em pesquisa e tratamento de dengue no país. "A presença de muitas favelas e de indústrias e a situação sanitária precária são fatores de disseminação do vírus", admite. Segundo a médica, a correlação entre a dengue e as mudanças climáticas se deve ao fato de ela ser uma doença tropical. "A dengue só aparece em regiões de alta temperatura. O mosquito é um inseto tropical. Está chovendo o tempo todo, faz calor o tempo todo, o mosquito pode crescer o tempo todo", explica.

Somente neste ano, o país registrou 16.317 casos dos quatro tipos de dengue (37% a menos que em 2008) e 165 mortes. Metade dos doentes era de crianças entre 1 e 10 anos. De acordo com Lyndon Lee Suy, gerente do Programa Nacional de Dengue do Ministério da Saúde das Filipinas, o Aedes aegypti tem predileção por ambientes mais quentes. "Estamos vendo mais casos de infecções, provavelmente causados pelas mudanças climáticas", garante. "O clima mudou totalmente. Agora, em setembro, não esperávamos ver chuvas e, com certeza, as teremos", comentou, ao afirmar que as condições são propícias para o desenvolvimento do inseto. A situação endêmica levou Manila a sediar o I Simpósio Internacional sobre Dengue, promovido pelo Instituto Novartis para Doenças Tropicais (NITD), baseado em Cingapura.

O repórter viajou a convite da Novar

Leia mais na edição impressa do Correio Braziliense

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação