Ciência e Saúde

Aspargos são bons na cura da ressaca

Estudo feito por cientistas da Coreia do Sul mostra como o aspargo ajuda a amenizar o desconforto gerado pelo excesso eventual de bebida alcoólica. Vegetal ajuda a proteger as células do fígado

postado em 26/09/2009 14:24
Todo mundo tem uma receita para um dia de ressaca. Cientistas da Coreia do Sul, porém, afirmam ter encontrado a perfeição, a ;cura; para os efeitos do excesso de bebida: beba muita água, descanse bastante e coma muito aspargo. Um estudo acaba de comprovar que os aminoácidos e minerais do vegetal ajudam a curar o desconforto depois de uma noite regada à álcool e podem proteger as células do fígado das toxinas da bebida.

Creme de aspargos frescos: clique aqui para conferir a receitaPara Jadelson Firmino, mais conhecido como Jota F, a novidade, além de ser uma surpresa, representa um possível aumento nas vendas do vegetal. ;Tem muita gente que não conhece ou não sabe como preparar. Agora, então, ela vai chamar mais atenção;, diz o feirante do Mercado Municipal. Os pesquisadores do Instituto de Ciência Médica da Universidade Nacional de Jeju descobriram que o broto e as folhas do vegetal são os produtos que têm mais efeito nas células do fígado.

"A toxicidade celular foi aliviada significativamente na resposta do tratamento com o extrato da folha e do broto do aspargo;, disse o chefe do estudo, B.Y. Kim, em um comunicado. As propriedades encontradas ajudam a ativar duas enzimas, a álcool-desidrogenase (ADH) e o aldeído desidrogenase (ALDH), que fazem o fígado metabolizar o etanol. Foram feitos testes em ratos e humanos para ver qual seria a ação do vegetal do fígado. Voluntários consumiram bebidas com estratos da planta e os sintomas apresentados na ressaca, como enjoo, dor de cabeça e diarreia, foram amenizados consideravelmente. ;Os resultados comprovaram que as funções biológicas do aspargo podem aliviar a ressaca e proteger as células do fígado;, informou Kim.

O aspargo é fonte de ácido fólico, potássio, vitamina A, B6 e C e tem também tem propriedades anti-inflamatória e diurética. A concentração de aminoácidos e minerais, que ajudam no metabolismo do álcool no fígado, é maior nas folhas da plantas, mas essas são fáceis de ser encontradas na feira ou no mercado. No entanto, o broto também demonstrou ser uma boa fonte de proteção para o organismo. O próximo passo para os cientistas é descobrir a dose correta e ver como o vegetal pode ser usado para o tratamento do fígado.

A boa notícia é que você não precisa esperar. O remédio pode ser natural. Antes de sair para uma festa ou para o bar com os amigos, os médicos aconselham comer o aspargo. Depois da balada, outra porção, para ajudar no metabolismo das toxinas. Ele pode ser cozido e usado como acompanhamento de uma carne ou feito como creme (leia receita).

Cuidados
O resultado da pesquisa não exclui outros cuidados necessários durante a ressaca. Beber água e ter uma alimentação mais leve, com frutas, verduras e cereais integrais, ainda é importante. Segundo a nutricionista Carina Tafas, é bom evitar carne vermelha, alimentos condimentados, artificiais, embutidos, enlatados e conservas. Também devem ficar fora da dieta alimentos com muitos corantes como salgadinhos, iogurtes com sabor, balas e gelatinas, para evitar sobrecarregar o fígado ; que está tentando eliminar os excessos da noite anterior.

;É importante também não tomar medicamentos, porque as substâncias podem competir no fígado e isso pode atrapalhar a desintoxicação do organismo;, explica Carina. Ela aconselha consumir chás e sucos para potencializar a função hepática. ;O dente-de-leão é uma boa opção, porque tem ação estimulante do fígado e das glândulas linfáticas. Ele é diurético como o aspargo e por isso ajuda na eliminação de toxinas, no caso, o álcool;, diz. Outros chás que podem ajudar a eliminar a ressaca são o de hortelã e o de gengibre, contra o enjoo, e sálvia e erva-cidreira contra dor de cabeça.

Para finalizar, a nutricionista dá a receita de um suco desintoxicante: meia cenoura, uma folha de couve orgânica, uma fatia de abacaxi, folhas de dente-de-leão e uma colher de sobremesa de semente de linhaça. Bata tudo no liquidificador. Depois é só coar. Outros alimentos que podem ajudar no processo de desintoxicação do fígado são os glucosinolatos, como brocólis, couve-flor, repolho, rabanete, palmito e alcaparra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação