Ciência e Saúde

Oceanos podem ter origem extraterrestre

postado em 10/11/2009 08:10
Asteroides cobertos de gelo que caíram na Terra há uma centena de milhões de anos depois do nascimento dos planetas do Sistema Solar podem ser responsáveis pela água dos oceanos. A teoria foi exposta pelo geoquímico francês Francis Albar;de, em artigo publicado recentemente na revista científica britânica Nature.

No estudo, o cientista contesta a ideia comumente admitida de que os oceanos e a atmosfera teriam se formado a partir de gases vulcânicos. ;A Lua e a Terra eram secas, essencialmente, logo depois da formação da Lua, em seguida a um impacto gigante sobre a Prototerra (primeiro estágio geológico da Terra). A água chegou mais tarde;, resume o francês, que trabalha no Laboratório de Ciências da Terra da Universidade Claude Bernard.

Segundo o cientista, levando-se em conta cálculos recentes, as temperaturas entre o Sol e a órbita de Júpiter, naquela época, eram muito elevadas. Isso impediria que elementos voláteis, como o vapor d;água, pudessem se condensar em ;embriões planetários;.

A chegada de água à Terra corresponderia a um período situado entre 80 e 130 milhões de anos após a formação do Sistema Solar, quando asteroides gelados passaram a atingir o planeta, trazendo suas reservas de água.

Introduzida no manto terrestre, essa água o amoleceu, permitindo o aparecimento da camada de placas tectônicas. ;Isso pode ter sido crucial para que a vida emergisse;, afirma o cientista. As placas seriam o grande diferencial da Terra em relação a planetas como Marte e Vênus. ;A Terra é caracterizada pela camada tectônica de placas, que modelaram continuamente os continentes, um oceano líquido e a vida;, lembra.

Num momento em que saímos em busca de planetas extrassolares, é preciso indagar por que três planetas de nosso sistema solar são tão diferentes. ;A última década viu mudanças conceituais importantes na compreensão da história precoce dos planetas. Muitas surpresas ainda devem nos esperar;, conclui Albar;de.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação