Ciência e Saúde

Negociação em Copenhague está lenta demais, diz representante da ONU

postado em 15/12/2009 19:17
As negociações estão avançando de forma muito lenta na Conferência das Nações Unidas para o Clima em Copenhague, disse nestq terça-feira (15) o chefe da ONU para mudanças climáticas, Yvo de Boer. "Atravessamos um momento muito distinto e importante. Vimos, na última semana, progresso em várias áreas, mas não o suficiente". As informações são da BBC Brasil.

"Existe ainda uma quantidade enorme de trabalho a ser feito se essa conferência for apresentar os resultados que as pessoas esperam."

Yvo de Boer reconheceu que "leva tempo" chegar a um acordo de 192 países incluindo ilhas do Pacífico "que podem desaparecer sob o nível do mar", produtores de petróleo "que temem por suas economias", nações ricas ;que não querem perder empregos" e emergentes "que querem erradicar a pobreza".

Ontem (14), as negociações foram temporariamente suspensas depois que representantes de países africanos se retiraram em protesto contra o que chamaram de "abandono das metas firmadas no acordo de Quioto;.

Os africanos criticaram a organização da conferência por, supostamente, se concentrar apenas nas negociações para um novo acordo climático, em vez de trabalhar paralelamente em uma extensão do protocolo.

Países emergentes insistem que países desenvolvidos que ratificaram o protocolo devem se comprometer com maiores cortes de emissões dos gases que causam o efeito estufa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação