Ciência e Saúde

Quer emagrecer? Coma chocolate

Produto com propriedades saciantes criado por nutricionista do Rio de Janeiro chega a Brasília. Fórmula não tem açúcar nem lactose, e é composta por 70% de cacau

postado em 01/03/2010 14:44
Fazer dieta não é fácil, principalmente para quem é apaixonado por doces. Eles são sempre os primeiros a serem cortados da lista de guloseimas e passam a ser itens proibidos em quase todos os regimes. Os chocólatras de plantão, porém, podem comemorar. O chocolate saciante, feito com alto teor de cacau e enriquecido com componentes ativos que ajudam no emagrecimento, embora disponível no Brasil há dois anos, acaba de chegar ao mercado de Brasília. Além de servir como fonte de nutrientes, ele pode trazer benefícios naturais para a saúde. O produto também pode ter outros fins terapêuticos e ajudar no tratamento de crianças ou diabéticos.

A nutricionista Fernanda Machado Soares, do Rio de Janeiro, brigou com a balança a vida inteira. Chocólatra assumida, ela devorava barras do doce quase todos os dias. ;Eu estava fazendo especialização em nutrição clínica e ortomolecular na Fundação de Apoio à Pesquisa e Estudos da Saúde (Fapes), em São Paulo, e durante dois anos pesquisei uma forma de fazer um chocolate funcional, que pudesse ajuda na perda de peso;, conta. Durante o processo, ela escolheu uma versão sem açúcar, com 70% de cacau e sem lactose. Para completar o produto, colocou concentrações razoáveis de inibidores da oxidação de gorduras de L-glutamina e o estimulante de fenilanina (aminoácido presente no cérebro que ativa neutrotransmissores para promover a saciedade) da alga spirulina orgânica. ;Fiz o primeiro chocolate há dois anos e meio. Demorou muito tempo para conseguir chegar na fórmula certa e saborosa. Testei muitos e, em 12 meses, perdi 11kg. Mantenho o peso até hoje;, comenta Fernanda.

A farmacêutica Luciana Pitta revela que cada unidade, adoçada com maltitol e sucralose, tem até 2g de componentes ativos emagrecedoresO principal ativo do chocolate, no entanto, é o polissacarídeo mussilaginoso extraído da babosa. ;Quando ele entra em contato com a água, forma um gel que deixa uma sensação de saciedade;, afirma a nutricionista. Além do tradicional tipo amargo, ela criou outros sabores para complementar a alimentação: o com damasco, que é rico em potássio e ajuda no controle da pressão arterial; o com castanha-do-pará e selênio, que é bom para controlar o hormônio da tireoide; e o com ameixa, que ajuda a regular o intestino.

Em Brasília, o chocolate terapêutico começou a ser produzido há dois meses. ;Ele é usado como uma fórmula. Utilizamos a cápsula ou o xarope. Dessa forma, conseguimos pegar a ação do cacau com princípios ativos que ajudam no emagrecimento;, afirma Luciana Rocha Pitta, farmacêutica da Farmacotécnica. O produto, também sem açúcar e sem lactose, é feito com 54% de cacau e adoçado com maltitol e sucralose. Cada unidade, em forma de círculo, pode comportar até 2g de componentes ativos como o ayslim manga (extrato da manga africana irvingia gabonensis), koubo (extrato de pitaia) e o glucomanam, que ajudam no emagrecimento.

Todos os dias
O chocolate saciante feito por Fernanda é vendido por casas especializadas, em mini-barras de 25g de chocolate, sem colesterol, com valor calórico de 120kcal. A orientação da nutricionista carioca é para que o consumo ocorra cerca de 1h antes das refeições ou no fim da tarde, momento em que acontecem as alterações hormonais, responsáveis pelo aumento do apetite e também pelo desejo, principalmente por doces. ;Esse chocolate não tem contraindicações ou efeitos colaterais, mas não é indicado para menores de 12 anos. E funciona muito bem a longo prazo. Se você ingerir um por dia, pode usar a vida inteira;, afirma.

Para o médico ortomolecular Arnoldo Veloso, que já indica a novidade para seus pacientes, o chocolate também tem propriedades naturais importantes. ;Principalmente aqueles que têm alto teor de cacau oferecem muitos benefícios para a saúde, porque têm pouca caloria e poucas gorduras. Assim como o vinho tinto, ele tem antioxidantes que bloqueiam o acúmulo de gordura e podem ajudar no emagrecimento. Além disso, possui uma substância chamada de epicatequina, que, se for aliada ao exercício, pode ajudar na memória;, afirma o especialista.

Produto pode ser Segundo Veloso, é preciso fazer uma avaliação individual antes de indicar o chocolate terapêutico. ;Um não é igual ao outro. O seu vizinho de porta pode precisar de mais vitamina C do que você, então tem que ser feita uma pesquisa médica para poder montar a fórmula;, afirma. O chocolate também pode ser usado com outros princípios ativos. A farmacêutica acredita que seja uma ótima alternativa para crianças que não gostam de tomar qualquer tipo de medicamento. ;Assim é possível mascarar a medicação. Mas os pais devem ficar atentos para que os pequenos não consumam o doce demais ou de menos;, explica Luciana.

Balas
O doce é cada vez mais usado como um tipo de manipulação. Há mais de um ano, a Farmacotêcnica também lançou as gomas de colágeno, balas que também ajudar a controlar a saciedade. ;Assim como o chocolate, é uma opção para quem está de dieta e gosta de doces e tem mania de ficar beliscando a todo momento;, completa Luciana. Para a farmacêutica, o tem que ser multidisciplinar para ter resultado. ;Aliar uma coisa saborosa com ativos é uma dupla perfeita. É preciso se alimentar bem e consultar um médico antes de começar. Você pode comer sem culpa, mas também não vale exagerar;, afirma Luciana.

A fórmula ajuda, mas não é milagrosa. Para ter efeito, é preciso fazer exercícios regularmente e investir na saúde. Segundo a nutricionista carioca, outro grande aliado do emagrecimento é não ingerir carboidratos depois das 18h. ;A pessoa tem que controlar a própria ansiedade e o chocolate ajuda nisso. Acho que equilíbrio é a palavra certa quando o assunto é dieta. De segunda a sexta, a alimentação deve ser mais restrita. O fim de semana é exceção, com direito a pizza, a um vinho ou ao que você preferir.;

Depoimento
;Eu estava 14kg acima do peso quando resolvi que era hora de mudar. Procurei uma nutricionista, mas um pouco desanimada. Sou louca por doces, e o pior, trabalho há 20 anos em uma confeitaria. Passo o dia raspando chocolate! Na primeira consulta, disse logo que queria poder colocar alguma coisa na dieta que me desse prazer. E foi então que eu conheci o chocolate saciante. No primeiro mês, perdi 9kg e nem acreditei. Eu como uma barra pequena na hora do lanche para tirar a vontade de comer à noite. Tirou toda aquela ansiedade, aquele desespero que eu tinha de comer doce. E olha que eu trabalho no meio da tentação e não estou sofrendo. Antes essa vontade não tinha fim, eu viva beliscando, era uma loucura!

Faço a dieta há três meses e já atingi meu objetivo. Estou na fase da manutenção e muito feliz. É a primeira vez que faço um regime e que não fico mal-humorada, porque estou comendo só alface e frango grelhado. Não sofri, apenas me policiei. Quando você vê que as coisas estão funcionado, você fica bem. Eu fazia caminhadas quando comecei, e agora já estou correndo, quase atleta. Não deixei de sair e vivo a minha vida normalmente. É uma questão de disciplina. Eu falo que como uma torta todos os dias depois do almoço e ninguém acredita, mas é só uma fatia fina. Eu recomendo para todas as minhas amigas, mas também não vou falar que o chocolate resolve todos os meus problemas. Eu me empenhei e vi resultado. Estou felicíssima.;
Carla Cardoso, 37 anos, confeiteira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação